Desde sábado (10) todas as faixas de circulação exclusiva – Faixa Azul das avenidas Umberto Calderaro (Paraíba) e Mário Ypiranga Monteiro (Recife) estão liberadas para uso comum. A decisão foi anunciada pelo prefeito em exercício Marcos Rotta.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Manaus
A medida visa auxiliar no fluxo de veículos na área do entorno da avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul, onde é realizada uma grande obra de substituição da rede de drenagem e o tráfego está interrompido.
“Até a obra ser concluída está liberada a Faixa Azul nas ruas Paraíba e Recife. Desde sexta-feira a Constantino Nery já está sem restrição de circulação na Faixa Azul e fizemos isso de forma consensual para minimizar os efeitos no trânsito provocados por essa obra aqui na Djalma”, disse Rotta.
A obra prossegue durante o final de semana em ritmo acelerado. No entanto, alguns percalços foram surgindo a medida que as máquinas aprofundaram as escavações atravessando de um lado a outro da pista onde deve ser colocada a nova rede. O principal deles foi um muro de concreto encontrado no meio do caminho e que havia sido utilizado como contenção do igarapé que corre ali.
Atualmente, o estado possui 491 sítios arqueológicos registrados no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e cadastrados no Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG), banco de dados oficial do órgão.