Termina na próxima sexta-feira (1º) o período de defeso em todos os rios que percorrem o território mato-grossense, inclusive os rios federais. Porém, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), nos trechos que fazem divisa com outras unidades da federação, em que uma margem está dentro de Mato Grosso e a outra margem em outro Estado, a proibição da pesca continua até 28 de fevereiro.
A pasta ressalta ainda que nas 68 Unidades de Conservação de proteção integral municipal, estadual e federal existentes no Estado, a pesca é permanentemente proibida. Quem for pego nessas áreas sofrerá sanções, que vão desde a apreensão de equipamentos e pescado, até detenção e multa.
Foto: Divulgação
Nos rios onde a pesca está liberada, os pescadores precisam seguir algumas regras, como estar habilitado com a carteira de pesca, não usar apetrechos proibidos e respeitar a cota e tamanho mínimo do pescado, que para amador é de 5 quilos e 1 exemplar e para profissional é de 125 kg por semana.
Denúncias de pesca predatória e outros crimes ambientais podem ser feitas na Ouvidoria Setorial da Sema no telefone 0800-65-3838 ou pelo aplicativo MT Cidadão.
saiba mais
Inscrições para o ProUni começam nesta quinta-feira; saiba como se preparar
Manaus está há dois meses sem confirmar novos casos de sarampo, diz Semsa
Após tragédia em Minas Gerais, barragens do Amazonas serão fiscalizadas
Dados divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) mostram que a capital contabilizou 491 acidentes, o maior volume entre os municípios do estado.