O local servirá para interação entre pessoas e animais, como exposição de eventos de adoção, serviços de adestramento, entre outros. Foram investidos R$ 207.217,80 por meio de emenda da então vereadora e agora deputada estadual Joana Darc e dos vereadores Chico Preto e Hiram Nicolau.
O Parcão de Manaus contará com aparelhos para que os pets e seus donos se divirtam juntos, são eles: túnel do tempo, passarela, obstáculo com estacas e com pneus, vara para salto e gangorra. Existem algumas regras para que o pet e seu dono utilizem a estrutura do Parcão, como: o dono deve ser maior de idade; o portão do Parcão precisa ser mantido sempre fechado; o dono é obrigado a coletar as fezes de seu pet; os animais devem estar com coleiras ou peitoral de identificação, além de vacinados, vermifugados e com controle de pulgas e carrapatos em dia.
É proibida a entrada de cadelas no cio, assim como a permanência de cães desacompanhados. É proibido também alimentar ou levar brinquedos para seu pet, pois esses podem estimular disputas e confrontos. Cães antissociais deverão ser mantidos em coleiras e aqueles que se envolverem em conflitos deverão ser retirados do local.
O secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, e a titular da Secretaria Municipal da Mulher Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, representaram o prefeito Arthur Virgílio Neto, na cerimônia de inauguração.