Os três melhores índices de isolamento estão nos municípios de Tracuateua (90,8%), Bragança (79,1%) e Augusto Corrêa (76,9%)
O estado do Pará finalizou o domingo (26) com o índice de 60,57%, ocupando o primeiro lugar, de todo o Brasil, no índice de isolamento social. A meta estabelecida pelas organizações de saúde, de 70%, considerada mínima para impedir a alta disseminação do novo coronavírus, não foi atingida em nenhum estado. Os dados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (27), pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac). Esse foi o terceiro melhor dia de isolamento social no Estado.
O titular da Segup, Ualame Machado, agradece a população por atingir essa meta, mas ressalta que muito ainda pode ser feito para que o índice de isolamento aumente.
“Depois de vários dias, nós viemos oscilando entre as dez unidades da federação com maior isolamento social, e pela primeira vez estamos na primeira colocação, e gostaríamos de reconhecer o esforço da população mas também reforçar que podemos melhorar e atingir o índice ideal de 70%. No momento em que parabenizamos, nós também pedimos cada vez mais o empenho da população” – Ualame Machado, titular da Segup.
Municípios
De acordo com o levantamento, ao analisar as cidades paraenses, os três melhores índices de isolamento, ou seja, onde as pessoas passaram mais tempo em casa respeitando a quarentena, estão nos municípios de Tracuateua (90,8%), Bragança (79,1%) e Augusto Corrêa (76,9%). Os piores índices são de Abel Figueiredo (39,2%), Rio Maria (42,7%) e Dom Eliseu (46,7%).
Descentralização
Os municípios de Marabá, Santarém e Breves contam ou vão contar com Hospitais de Campanha para receber pacientes contaminados pela Covid-19. Nessas cidades, a taxa de isolamento esteve, no domingo, com 56,0%, 58,2% e 65,7%, respectivamente.
Belém e Ananindeua
Em Belém, incluindo os distritos, os bairros com as maiores taxas de concentração em casa no domingo (26) foram: Tenoné (77,7%), Costa (75,6%) e Maracangalha (74,3%). Já os bairros onde as pessoas desobedeceram à recomendação de ficar em casa, registrando um baixo índice de isolamento, foram: Pratinha (42,7%), Chapéu Virado (43,1%) e Maracajá (46,2%).
Em Ananindeua, os melhores índices foram registrados nos bairros Atalaia (76,4%), Aurá (74,4%) e Cidade Nova III (73,9%). Já os piores índices foram observados nos bairros Júlia Seffer (52,6%), Maguari (56%) e Icuí (56,2%).
No domingo (26), a capital paraenses registrou índice de 63,3% e Ananindeua 64,3%.