PA: Defensor de direitos humanos é assassinado em Anapu

Valdemir Resplandes dos Santos, conhecido como “muleta”, foi executado na noite desta terça-feira (9) em Anapu (PA). De acordo com a Polícia Civil do Pará (PC) ele era uma das lideranças na luta por reforma agrária em Anapu.

De acordo com a PC, o crime ocorreu por volta das 19 horas de terça-feira, quando Valdemir conduzia uma moto pela rua da rádio que fica no Morro do Macaco, em Anapú e foi parado por dois homens. Um deles efetuou um disparo pelas costas e quando estava no chão, Valdemir levou mais um tiro, esse, na cabeça.

Segundo testemunhas, os homens saíram a pé sem levar nenhum pertence da vítima. A região é palco de conflitos agrários entre pretensos proprietários de terras e colonos. Foi em Anapu onde há 12 anos a missionária Dorothy Stang foi assassinada.

Em um programa da TV Brasil, que foi ao ar em 2016, o defensor já relatava ameaças. “Eu sou uma pessoa que está sendo muito perseguida, ameaçada. Já teve vez da gente não dormir de noite, com tanta caminhonete passando. A gente buscava um recurso pra identificar as caminhonetes, identificava, ia na polícia registra o BO e não era atendido”, disse.

De acordo com o Delegado Diego Araújo, responsável pelas investigações, ainda não há motivação definida, nem autoria identificada.

Foto: Reprodução / EBC
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Desafio anual: relatos de moradores do sul do Amazonas ao enfrentar o verão amazônico

O cenário é reflexo do aumento geral dos focos de calor na Amazônia Legal, apesar da redução no desmatamento, o que sugere que as queimadas continuam a ser uma prática preocupante na região.

Leia também

Publicidade