Para atender a demanda as empresas irão operar com 100% da frota de dia útil, totalizando 1.264 ônibus, das 04h as 20h. Isso porque neste sábado (6) a Câmara Municipal de Manaus aprovou um projeto de lei da Prefeitura que estabelece gratuidade no transporte público neste domingo (7).
De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), Algacir Gurgacz, as empresas já estão com escalas prontas para a ocasião. “Da mesma forma como funcionou em outros pleitos, colocaremos a capacidade máxima de operação do sistema nas ruas”. Gurgacz acrescentou ainda que serão cerca de oito mil funcionários envolvidos na operação, incluindo motoristas, cobradores, fiscais e as equipes operacionais e de manutenção.
Além disso, o Centro de Controle Operacional vai funcionar visando o controle de horário de saída dos veículos, controle de substituição e remanejamento dos ônibus; e fiscais atuarão buscando rotas alternativas para os ônibus caso ocorram interferências no trânsito e pontos de aglomeração.
Frota extra
Serão disponibilizados mais 15 veículos no Terminal da Ponta Negra a partir das 15h, sendo dez articulados e cinco convencionais, para atender as linhas 678, 120, 450, 641 e 542, onde haverá grande concentração de pessoas. Os ônibus extras serão utilizados conforme demanda.
Pedido deferido
O Tribunal Regional Eleitoral deferiu solicitação do Sinetram para dar prioridade de votação aos cobradores e motoristas. Eles precisam apenas apresentar o crachá de identificação da empresa quando chegarem na zona eleitoral para receber o benefício.