Número de assaltos a ônibus cresce na região metropolitana de São Luís


Foto: ShutterstockMANAUS – Na região metropolitana de São Luís assaltos a ônibus têm se tornado comuns. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Maranhão (Sttrema) só no mês de outubro foram registrados 110 furtos a ônibus, uma média de 1,5 assaltos por dia. Esse ano foram mais de 500 assaltos.O Presidente do Sttrema, Isaías Castelo Branco, contou que o aumento no número de furtos e a violência decorrente disso é preocupante. “Nós estamos bastante preocupados com a situação. Tivemos várias reuniões com a secretária de segurança do estado e foram organizadas algumas ações de rondas dentro dos ônibus pela Policial Civil e Militar”.
O Sindicato também ofereceu à Polícia imagens do sistema de câmeras dos ônibus. “A polícia utilizou nosso sistema de câmeras e conseguiu identificar 107 assaltantes, alguns com mandados de busca e apreensão”, disse o presidente Isaías Castelo Branco sobre a parceria entre o Sindicato e a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão. Contextualizando
Segundo o “Mapa da Violência 2015“, o Maranhão é o estado onde mais cresce o número de mortes por armas de fogo no país. Um aumento de 331,8% na taxa de mortes por armas de fogo entre 2002 e 2012. Na região metropolitana de São Luís pelo menos duas pessoas são assassinadas por dia, de acordo com dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
De todos os municípios que compõem a região metropolitana do Maranhão, São Luís lidera o número de casos: 426 mortes violentas, dos quais se destacam os 379 assassinatos. Em 2012, foram ao todo 458 óbitos por armas de fogo, um crescimento de 377,1% na capital maranhense entre 2002 e 2012.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Silvero Pereira, estrela do filme ‘Maníaco do Parque’, visita pontos turísticos famosos no Amazonas

"A importância de viver a história do nosso povo, conhecer e reconhecer a cultura, a conexão e o respeito pela natureza", comentou o ator em seu perfil em uma rede social.

Leia também

Publicidade