No Acre, rio Juruá sobe e está próximo de atingir a cota de alerta

Foto: Divulgação/Agência Acre

Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá atingiu na manhã desta quarta-feira, 4, a marca de 11,23 metros, de acordo com medição realizada pelo Corpo de Bombeiros. Se continuar nesse ritmo, em breve o manancial atinge a cota de alerta, que é de 11,80 metros.

Segundo dados do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), a previsão para os próximos dias é de chuva significativa em todo o oeste do Acre, no período de 4 a 10 de janeiro.

Em novembro, o governo do Estado realizou o Seminário Pré-Cheia do Rio Juruá, que reuniu gestores dos órgãos ambientais, defesa e sociedade civil – secretarias de Meio Ambiente, de Saúde e de Pequenos Negócios, Corpo de Bombeiros, IMC e Batalhão de Policiamento Ambiental –, para traçar as ações preventivas.

O Corpo de Bombeiros Militar do Acre monitora as oscilações dos níveis dos rios na região. O plano de contingência em caso de enchente do Rio Juruá e demais mananciais foi concluído ainda no ano passado.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Como identificar a onça-pintada: diferenças com outros felinos da Amazônia

Existem características bastante específicas que permitem diferenciar a onça-pintada dos demais felinos amazônicos, como a jaguatirica, o gato-maracajá e a onça-parda.

Leia também

Publicidade