A Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, investiga possíveis casos de varíola bovina na região. Há inclusive a suspeita de que algumas pessoas também tenham contraído a doença.
A pasta informou que tomou conhecimento da situação por meio dos Agentes Comunitários de Saúde da zona rural que detectaram características de varíola em pessoas durante visitas domiciliares. Pacientes também foram atendidos no Hospital Municipal com sintomas similares, que são lesões nas mãos e braços.
Foto: Idaron/Divulgação
Nos animais, as lesões são nas tetas das vacas e focinhos dos bezerros. O vírus da varíola bovina é transmitido para as pessoas durante a ordenha.
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta semana uma campanha junto com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) para o combate a possíveis casos da doença.
Ao sinal de qualquer sintoma, a população deve procurar a Unidade de Sanidade Animal e Vegetal local e uma Unidade Básica de Saúde.
saiba mais
Inscrições para o Fies 2019 começam nesta quinta-feira; saiba como se inscrever
Indígenas venezuelanos apresentam sintomas de tuberculose, em Manaus
Famílias ficam ilhadas em cidade de Rondônia após temporal durar mais de 7 horas
Estudo publicado em revista internacional mostra que extrato da Trattinnickia burserifolia elimina larvas do mosquito em até 48 horas. Pesquisadores destacam potencial para novos métodos de controle da doença na Amazônia.