Motoristas de três capitais da Amazônia estão entre os que mais usam celular no volante

Um em cada cinco brasileiros admite que usa o telefone celular enquanto dirige. E são os condutores mais jovens, com idade entre 25 e 34 anos de idade, e com maior grau de instrução – que mais reconheceram essa prática.

Entre as capitais brasileiras, as que tiveram maior percentual de uso de celular por motoristas – enquanto dirigiam – foram: Belém, Rio Branco e Cuiabá, com uma média de 24% dos entrevistados.

Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

Por outro lado, Manaus está entre as capitais com menor índice de uso de celular durante a condução de veículo –  cerca de 18% dos entrevistados. 

Os dados inéditos foram colhidos em 2018 e são parte do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico o Vigitel. A pesquisa ouviu mais de 52 mil pessoas nas 26 capitais brasileiras no Distrito Federal.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisa mapeia 14,3 mil observações de felinos para entender suas interações com humanos

Expansão da atividade econômica no campo afeta diversos biomas, do Cerrado à Amazônia, resultando em paisagens mais fragmentadas, mas os efeitos dessas mudanças sobre grandes felinos selvagens ainda são pouco conhecidos.

Leia também

Publicidade