Meteorologia indica fevereiro com chuvas fortes no Amapá

Em janeiro, choveu menos do que o esperado. A média prevista era de 300 milímetros, porém foram cerca 243 milímetros de chuvas no estado

A previsão do tempo para fevereiro, segundo o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMet) do Amapá, é de chuvas fortes, podendo provocar alagamentos em vários municípios do estado. Ao todo, o órgão aponta que deve chover acima dos 400 milímetros este mês.

Foto: Núbia Pacheco/Rede Amazônica

 Moradores de Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Calçoene, Oiapoque, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Vitória do Jari e da região metropolitana (Macapá, Santana e Mazagão) precisam estar atentos, pois essas devem ser as cidades mais afetadas com a intensidade das chuvas e possíveis enchentes.

Segundo o meteorologista e gerente da Sala de Situação do Amapá (SSAP), Jefferson Vilhena, o risco de alagamentos ocorre por conta da concentração das chuvas nas cabeceiras dos rios.

“O que temos observado nestes modelos climatológicos é que essas chuvas estão se concentrando nas cabeceiras das bacias, o que pode ocasionar o aumento no nível dos rios e consequentemente alagamentos em municípios”, explicou.

A previsão do NHMet, órgão ligado ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), é que o período chuvoso se estenda até maio, tendo o ápice no mês de março.

Em janeiro, choveu menos do que o esperado. A média prevista era de 300 milímetros, porém foram cerca 243 milímetros de chuvas no estado durante o último mês.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Base do primeiro campus fluvial do Brasil será construída no Amapá

Ordem de serviço da base foi assinada durante um evento no Instituto Federal do Amapá (Ifap) no dia 27. Estrutura deve ser entregue em até seis meses.

Leia também

Publicidade