Uma equipe técnica da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência e Direitos Humanos, responsável pelo atendimento aos indígenas venezuelanos Warao em Manaus, está em Boa Vista, capital de Roraima, para um trabalho de capacitação dos servidores estaduais. A ideia é compartilhar com Boa Vista o conhecimento adquirido com o trabalho em Manaus.
Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
A visita atende a um pedido do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).
“A Acnur fez uma orientação para que Boa Vista usasse o nosso plano – foi o Ministério de Desenvolvimento Social que recomendou, e a Acnur fez a leitura e análise do plano e na reunião com o prefeito, além de uma série de elogios ao nosso plano. Já é uma referência tanto pra Boa Vista quanto para Belém, que também solicitou o nosso modelo para que possa adotar no processo de acompanhamento dos indígenas venezuelanos”, disse a subsecretária Jane Mara Moraes.
saiba mais
Indígenas venezuelanos realizam ritual em abrigado de Manaus
Alojamento que receberá indígenas venezuelanos em Manaus segue em reforma
Indígenas venezuelanos relatam dificuldades em Manaus
Uma equipe do Acnur esteve em Manaus na semana passada e visitou um dos espaços de acolhimento provisório dos índios venezuelanos. Esses locais são geridos pela prefeitura.
“O trabalho que está sendo feito em Manaus é um modelo a ser replicado em qualquer outro lugar, onde seja necessário esse tipo de acolhimento temporário. Por isso, convidamos alguns servidores para ir a Roraima, por conta da Acnur, compartilhar conhecimento”, disse, na ocasião, a representante da agência no Brasil, Isabel Marquez.
Desde o ano passado, os estados do Amazonas e de Roraima têm recebido centenas de imigrantes da Venezuela em busca de melhores condições de vida. O país vizinho enfrenta uma grave crise política e econômica.