Quatro municípios estão em situação de emergência no Amazonas pela cheia na calha do Rio Juruá. A Defesa Civil do Amazonas estima que 5.970 foram afetadas nas cidades de Guajará, Ipixuna, Eirunepé e Itamarati. Dez municípios estão em alerta no interior do Amazonas por conta da cheia, nas calhas do rios Juruá e Solimões, de acordo com a Defesa Civil do Amazonas. A situação de alerta é a fase que antecede a Situação de Emergência.
São classificadas em Situação de Alerta as cidades: Juruá, Carauari, Envira, Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins e Atalaia do Norte. Em ‘Atenção’ permanecem os municípios que compõem a calha do Baixo Amazonas (Parintins, Barreirinha, São Sebastião do Uatumã, Nhamundá, Urucará, Boa Vista do Ramos, Maués).
Oito toneladas de material de ajuda humanitária começaram a ser enviadas ao município de Ipixuna, na terça-feira (21), pela Defesa Civil. A cidade está em situação de emergência por conta da subida do Rio Juruá. Ao todo, 1.651 famílias são impactadas pela enchente.
Segundo a Defesa Civil, moradores do município vão receber cestas básicas, kit´s medicamentos (antibióticos, vitaminas, sais de hidratação, analgésico), kit´s dormitório (lençol, mosquiteiro, rede), kit´s de higiene pessoal e hipoclorito de sódio, para purificação da água. Os próximos municípios beneficiados devem ser Guajará (segunda fase de atendimento), Eirunepé e Itamarati.