Mais de 6,7 milhões fazem primeira prova do Enem hoje; conheça as regras

Hoje (5) é o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os 6,73 milhões de candidatos inscritos vão fazer provas de redação, linguagens (língua portuguesa e língua estrangeira) e ciências humanas (geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais).O exame começa a ser aplicado às 13h30, no horário de Brasília, mas na região amazônica é preciso ficar atento aos horários de início, pois além do fuso horário, há o horário de verão, e os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para concluir a prova. Além da redação, a prova terá 90 questões objetivas.
Foi resolvida ontem (4) a disputa jurídica em relação à redação: decisão da ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), definiu a suspensão da regra que proibia o desrespeito aos direitos humanos na redação. Assim, ainda que o texto seja ofensivo aos direitos humanos, ele não receberá nota zero. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiram acatar a decisão do STF e não vão recorrer, em nome da segurança jurídica e da tranquilidade de quem vai fazer o exame.     

Foto: Divulgação / Agência Brasil

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. Com o horário de verão e diferenças de fusos horários, os estudantes precisam ficar atentos, pois vários estados estão com a hora local diferente da capital federal. A aplicação do exame começa 30 minutos após o fechamento dos portões.

Para fazer a prova é fundamental apresentar documento de identidade original com foto e usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.
É proibido o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o fim das provas.

  O aluno poderá deixar o local após duas horas do início da prova. Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Caso descumpra qualquer uma dessas regras, será eliminado.AMAZONASNo Estado são esperados 165 mil candidatos. Em Manaus, o horário do fechamento dos portões é às 11h. Nas cidades: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Ipixuna, Guajará, São Paulo de Olivença, Jutaí, Itamarati, Pauini, Lábrea e Tabatinga, todos no interior do Amazonas, que têm o fuso horário pelo estado do Acre, os portões dos locais de prova serão fechados às 10h.ACREPara quem fizer a prova no Acre, os portões fecharão às 10h. Pouco mais de 54 mil candidatos são esperados em todo o estado.PARÁO exame será realizado em 74 municípios paraenses, e são esperado mais de 354 mil candidatos para o exame desse domingo. E como não há horário de verão no estado, o fechamento dos portões será às 12h.AMAPÁNo estado também não tem horário de verão, ou seja, com a diferença para menos de 1 hora, os portões dos locais de prova do ENEM no Amapá fecharão às 12h. São esperados 51 mil candidatos.RONDÔNIAOs portões em Rondônia serão fechados às 11h. E estão sendo esperados, 80 mil candidatos.RORAIMANo estado são esperado mais de 20 mil candidatos. E os portões fecham também às 11h.TOCANTINSEm todo o estado, mais de 67 mil candidatos devem fazer as provas. Os portões fecham às 12h.MARANHÃOSerão aplicadas provas em 74 municípios do estado, e são esperado mais de 286 mil candidatos. Os portões fecham às 12h.MATO GROSSOEm todo o estado, são esperados mais de 126 mil candidatos. Os portões fecham às 12h.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Movimentos indígenas realizam atos contra a PEC do Marco Temporal em todo o país

Previstos para esta quarta-feira (30), os protestos contam com apoio de movimentos indígenas por todo o país contra projetos e propostas que ameaçam as terras indígenas.

Leia também

Publicidade