Mais 163 venezuelanos são transferidos de Roraima para outros Estados

Um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou, nesta terça-feira (3), um grupo de 163 venezuelanos que estavam em Boa Vista, capital de Roraima, para os estados de Pernambuco, da Paraíba e do Rio de Janeiro.

Destes, 69 seguiram para o município de Igarassu (PE), 44 para Conde (PB) e 50 para o Rio. De acordo com a Casa Civil do governo federal, esta será a primeira vez que essas três cidades recebem venezuelanos. Os abrigos de Igarassu e do Rio de Janeiro são administrados pela ONG Aldeias Infantis SOS. O de Conde, localizado no distrito de Jacumã, é de responsabilidade do Serviço Pastoral do Migrante. 

Foto: Divulgação/Agência Brasil

Segundo nota publicada pela Casa Civil, a ONG Aldeias Infantis, com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), receberá famílias com crianças e adolescentes, além de mulheres sozinhas ou grávidas. O Serviço Pastoral do Migrante na Paraíba abrigará prioritariamente homens e mulheres entre 18 e 30 anos, além de famílias.

Nas etapas anteriores, 527 venezuelanos foram levados para as cidades de São Paulo, Cuiabá e Manaus, durante os meses de abril e maio. O governo federal está investindo R$ 190 milhões, em créditos do Ministério da Defesa, em ações de abrigo, saúde e educação dos imigrantes venezuelanos. De acordo com as últimas estatísticas oficiais, há 48.646 venezuelanos, imigrantes ou refugiados, vivendo no Brasil.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

STF exige regulamentação do poder de polícia da Funai até janeiro de 2025

Na decisão, foi ressaltada a importância da regulamentação para a proteção dos territórios indígenas e que a atuação da Funai não exclui a competência de outros órgãos ambientais, como o Ibama.

Leia também

Publicidade