Linha do tempo: entenda a situação política atual da Venezuela

MANAUS – Recentemente, a oposição da Venezuela assumiu o controle do Congresso. A instalação da Assembleia Nacional, eleita nas históricas eleições parlamentares de 6 de dezembro, acontece com muitas tensões e até uma fala efusiva do Presidente Nicolás Maduro em resposta às ameaças feitas pela oposição de tirá-lo do poder.
A situação política da Venezuela é complexa. O cônsul-geral da Venezuela, Faustino Torella, acredita que o contexto vem de uma relação desastrosa entre governo e oposição no país. “A Venezuela acabou de sair de uma eleição parlamentar que tornou, pela primeira vez em 17 anos, a oposição maioria no Assembleia Nacional. Com poder, a oposição parece mais preocupada em barrar projetos do governo do que se preocupar com o estabilidade do país”.
De acordo com o cônsul, além de barrarem projetos de reforma econômica, que poderiam ajudar a Venezuela a sair da crise, a ideia de tentar tirar o presidente do poder é antidemocrática. As eleições foram legais e os índices de popularidade do presidente ainda apontam um apoio positivo da maioria da população. “O executivo e o legislativo tem que fazer, cada um, a sua parte. Esse tipo de conduta só prejudica o país”, disse o cônsul.
Para o Presidente da Associação PanAmazônia, Belisário Arce, o Brasil pode colaborar muito nessa crise política na Venezuela. Para ele, o Brasil, enquanto líder do Mercosul, deve estar à frente e diplomaticamente exigir certas atitude do governo venezuelano. Para ele, um exemplo seria a exigência do Itamaraty que a Venezuela mantenha uma postura democrática.Além disso, Belisário ressalta a importância das relações econômicas com o país para a consolidação de uma relação externa e interna mais tranquila. “A crise na Venezuela está intimimamente ligada à situação econômica. Criar relações comerciais trará benefício indireto para a política no país”.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade