Haitianos são realocados por companhias aéreas nacionais em Manaus e seguem viagem

O grupo de haitianos que teve o voo cancelado sem aviso prévio pela companhia aérea Insel Air e foi abandonado em Manaus vai viajar ainda nesta sexta-feira (3) para seus destinos. As empresas nacionais Gol, TAM e Azul realocaram os turistas em seus voos após acordo feito entre as empresas, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o Programa de Orientação de Proteção do Consumidor do Amazonas (Procon-AM).
Grupo de 52 haitianos segue a viagem nesta sexta-feira (3). Foto: Ive Rylo/Rede Amazônica
A informação foi confirmada pela secretária executiva do Procon Amazonas, Rosely Fernandes, em nota. “Após um acordo feito com todas as companhias aéreas e com a Infraero, definimos que todos os haitianos vão seguir para seus destinos ainda hoje”, garantiu. Ainda de acordo com Rosely, a empresa aérea Insel Air será autuada e multada em até R$ 3 milhões.

Os passageiros relataram o descaso da companhia aérea e solicitaram a presença das autoridades de Manaus. Eles foram encaminhados para um hotel, mas, após a empresa fechar as contas, os passageiros ficaram sem ter para aonde ir. Na noite desta quinta-feira (2), o grupo protestou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

Segundo informações do G1 Amazonas, mais de 150 haitianos foram prejudicados pelos cancelamentos em voos da empresa. O grupo chegou na segunda-feira (27), e ficou hospedado em um hotel até a noite de ontem (2). Por volta das 20h30, aproximadamente 50 foram levados para o aeroporto em um ônibus, sem informações de quando iriam embarcar. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade