O governador David Almeida anunciou, nessa sexta-feira (12) que o Governo do Amazonas vai liberar recursos da ordem de R$ 300 mil para ajudar a minimizar os problemas enfrentados pelos imigrantes venezuelanos recém chegados à Manaus.
David Almeida ressaltou que o Estado possui um fundo financeiro, com aportes de cerca de R$ 900 mil, de onde sairá o recurso. “Esse é o valor inicial que aplicaremos para ajudar a amenizar a situação das pessoas que buscaram refúgio em nossa cidade. Sabemos da situação de crise que vive e Venezuela e não podemos fechar os olhos para estas pessoas”, frisou o governador.
Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
Desde o ano passado, os refugiados são auxiliados pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com atendimentos de saúde, recepção e acompanhamento na rodoviária e doação de colchões e cobertores.
Atualmente, grupos estão acampados nos arredores do viaduto que fica próximo à Rodoviária de Manaus. A crise econômica e a falta de alimentos na Venezuela fizeram com que indígenas nativos deixassem o país. Mais de 400 índios venezuelanos estão na capital do Amazonas.
saiba mais
Manaus quer ajuda federal para lidar com migração de venezuelanos
Prefeitura de Manaus decreta emergência social por situação de venezuelanos
Morando nas ruas, índios venezuelanos contam com ajuda de manauaras
Documentários são fruto de uma parceria entre o instituto Iepé, a União Europeia e organizações indígenas. Ideia é mostrar como os povos tradicionais estão incluídos nos 17 ODS e na preservação.