França anuncia novo apoio à acolhida de venezuelanos em Manaus

A Embaixada da França no Brasil assinará, nesta segunda-feira (04), uma nova doação à Cáritas Brasil, com o objetivo de apoiar a situação de acolhida dos refugiados e migrantes venezuelanos em Manaus.

O evento será realizado às 18h na sede da Cáritas, no Centro, e contará com a presença do embaixador da França, Michel Miraillet, do vice-presidente da Cáritas, Pe. Alcimar Araújo, de representantes da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), além de autoridades municipais, estaduais e representantes da sociedade civil.  

Com o aporte francês e o apoio do ACNUR, a Cáritas realizará ações de integração local e fomento de iniciativas empreendedoras para refugiados e migrantes na cidade. Mais de 1,1 mil venezuelanos estão morando em abrigos geridos pelos governos municipais, estaduais e sociedade civil, e no total, mais de 16 mil já solicitaram oficialmente refúgio localmente, segundo dados da Polícia Federal.  

Criada em fevereiro de 2018 pelo Governo Federal, a Operação Acolhida tem o apoio de agências da ONU, como o ACNUR, e organizações da sociedade civil, como a Cáritas Brasileira. A iniciativa operacionaliza a assistência emergencial para o acolhimento de pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela em situação de maior vulnerabilidade. A resposta é dividida em três eixos principais: ordenamento de fronteira, abrigamento e interiorização.  

Sobre a Cáritas Brasileira 

A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural. Tem apoiado a acolhida de refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil. 

Sobre o ACNUR 

O ACNUR protege e ajuda refugiados e populações apátridas em todo o mundo. A agência conta com quase 12 mil funcionários e está presente em cerca de 130 países. No Brasil, o ACNUR atua em cooperação com o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) e em coordenação com os governos federal, estaduais e municipais, a sociedade civil e o setor privado.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade