O Grupo Escoteiro Agape Mindú ajudou na orientação de eleitores no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), no Centro de Manaus, durante o segundo turno de eleições. 10 adolescentes, entre 12 e 17 anos, participaram da ação, na Zona Eleitoral, neste domingo (28). Segundo o G1 Amazonas, os eleitores se surpreenderam com a ajuda e gentileza prestada pelos pequenos.
De acordo com a chefe escoteira Gilvanete Barbosa, a Região Escoteira do Amazonas recebeu um convite do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que os escoteiros ajudassem durante o segundo turno das eleições. A proposta foi aceita e o Grupo Ágape Mindú atuou no IEA.
Foto: Patrick Marques/Rede Amazônica
“Está sendo enriquecedor. O lema dos escoteiros é praticar, pelo menos, uma boa ação diária. As nossas crianças estão podendo ajudar a orientar os eleitores e até ajudando na locomoção”, informou a chefe escoteira.
Ainda conforme Gilvanete, para a ação no TRE, 10 adolescentes, com idades entre 12 e 17 anos, participam das orientações aos eleitores durante todo o horário de eleições, no IEA.
Um dos escoteiros que teve a oportunidade de ajudar o próximo durante as eleições, foi João Pedro Viana, de 16 anos. Para ele, a tarefa é cansativa, mas a recompensa vem ao poder ajudar o próximo.
“Cansa bastante, mas vale a pena. Ajudar o próximo não tem preço. Ajudamos as pessoas que tem problemas nas pernas a se locomover, subir as escadas do IEA. Isso é uma grande recompensa”, comentou o escoteiro.
Mesmo aposentada há oito anos, Ray Carvalho, de 78 anos, não deixou de exercer a cidadania e votar, neste domingo (28). Ela foi ajudada pelos escoteiros a subir as escadas do IEA, até a sala em que votou.
“Eu adorei. Eles foram bem atenciosos e gente fina comigo. Só queria poder não precisar subir as escadas, eu já tenho 78 anos e fica difícil”, brincou a aposentada.
A escoteira Heloisa Lima, de 15 anos, comentou ter se surpreendido com o trabalho ao ajudar os eleitores. “Tem muitas pessoas que não sabem onde as zonas ficam. Algumas mudaram. Nós buscamos ajudá-los aqui, para que possam votar. Estamos aqui para ajudar sempre”, finalizou.
Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.