Equinócio de Primavera poderá ser observado no Amapá

Macapá recebe turistas por ser a única capital do Brasil cortada pela Linha do Equador, que divide o mundo entre os dois hemisférios
 
 
O Clube de Astronomia do Amapá vai disponibilizar telescópios ao público na tarde desta quinta-feira (22), dia que marca o Equinócio de Primavera para o Hemisfério Sul, e Equinócio de Outono para o Norte. Nesta época, Macapá recebe turistas por ser a única capital do Brasil cortada pela Linha do Equador, que divide o mundo entre os dois hemisférios. A observação acontece na praça do Monumento Marco Zero do Equador. 

Foto: Jorge Junior/ Secom Amapá
 
De acordo com o presidente do clube, Cássio Renato dos Santos, serão disponibilizados telescópios para visualização do céu e para o público conhecer os equipamentos. “Além disso, vamos apontar o telescópio para o sol e fazer observações por meio de projeções com anteparo já que não é possível observar o sol abertamente porque causa lesões irreversíveis na visão”, destacou.

O público já pôde ver o alinhamento do sol às 11h21, que tornou o dia e a noite com tempo de duração igual, 12 horas cada. “O Equinócio é uma posição em relação a órbita que a terra faz entorno do sol durante o ano que marca justamente para o Hemisfério Sul, onde está a maior parte do território brasileiro, a transição da estação de inverno para primavera. Mas o Amapá tem o diferencial de também receber o Equinócio de Outono”, explicou Santos. 

Foto: Gabriel Penha/G1-AP
 
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

Leia também

Publicidade