Faleceu na madrugada desta quarta-feira (5), por volta das 3h, o empresário Joaquim Margarido, um dos fundadores da Rede Amazônica. Margarido nasceu no Rio de Janeiro em 1932. Homem da mídia, uniu-se a Phelippe Daou e Milton Cordeiro para montar a maior rede de comunicação do Norte do Brasil: A Rede Amazônica de Rádio e Televisão no dia 1º de setembro de 1972.
Margarido foi o responsável pela negociação em São Paulo da grande de programação da Rede Amazônica, que incluia, filmes, desenhos e seriados. Mudou-se para Manaus em 1974, época da expansão da emissora. Teve atuação marcante nos movimentos de formação de casais da igreja católica e participou da organização do congresso eucarístico que culminou com a vinda do Papa João Paulo II a Manaus na década de 80.
Joaquim Margarido tinha 84 anos e deixa a esposa, Déa Ribeiro Margarido, os três filhos, Linimar, Carlos Alberto e Luís Margarido, quatro netos e cinco bisnetos. O velório será na Funerária Almir Neves, na Rua Monsenhor Coutinho, no Centro.