Em um trajeto de 20Km, centenas de ciclistas, entre profissionais e principiantes, percorreram as principais vias das zonas centro-sul e central de Manaus, como as Avenidas Djalma Batista, Manaus Moderna, Joaquim Nabuco e Constantino Nery.
“A iniciativa visa mobilizar e informar a população sobre o tema ‘meio ambiente’, e a ideia é de que haja o engajamento da sociedade quanto a importância da preservação ambiental. Além disso, temos o compromisso em promover a saúde através de diversas ações”, ressaltou o diretor-presidente Luís Alberto Nicolau.
O ciclista Erick Correia participou do Pedalação pela terceira vez e aprovou a ideia de promover o cuidado com o meio ambiente e a natureza. “É muito interessante trazer o tema ‘Pedalada Verde’ para um evento esportivo como este porque desperta a importância da preservação ambiental para a nossa própria sobrevivência”.
A estudante Carla Araújo Matos prestigiou o evento pela segunda vez consecutiva. “Acho muito bacana somar o ato de pedalar, que é uma atividade física que traz inúmeros benefícios à saúde, com a responsabilidade ambiental, e a Samel mostra que é possível sim promover a conscientização quanto à importância do meio ambiente e a prática de atividades físicas”.
Ações
A pedalada foi marcada por um mix de atividades físicas, cidadania e saúde, com a doação de alimentos não perecíveis, destinados à Casa do Idoso São Vicente de Paulo, e o oferecimento de serviços de atendimento preventivo, como aferição da pressão arterial, IMC e teste de glicemia.
Um dos momentos mais esperados do 5º Passeio Ciclístico Pedalação – Pedalada Verde foi o plantio de mudas. Ao todo, 200 mudas foram plantadas pelos ciclistas nas dependências do Parque dos Bilhares.
O servidor público e mestre em meio ambiente Itamar Souto, integrante dos grupos de pedalada “Bike Love” e “Divas”, participou do plantio. “É de suma importância que as empresas realizem ações de conscientização como esta, principalmente quando se trata de meio ambiente, porque a cada ano a temperatura fica mais alta e a nossa qualidade de vida vai diminuindo. Então, é dever de todos nós proteger o meio ambiente, porque são através dessas ações que vamos beneficiar o nosso bem-estar e o futuro das novas gerações”, ressaltou.