O Tribunal Regional Eleitoral do Amazona (TRE-AM) tem um cronograma apertado para decidir a data do primeiro turno da eleição que elegerá o novo governador. Segundo matéria publicada no site G1 Amazonas, o TRE enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma proposta para que a eleição aconteça nos próximos dias 3 e 24 de setembro, 1º e 2º turno respectivamente.
Segundo o desembargador Yedo Simões, a proposta com as datas para a nova edição foram enviadas para o TSE nesta terça-feira (9). As sugestões devem entrar na pauta do tribunal nesta sexta-feira (12). Ainda de acordo com Simões, uma equipe do TRE foi até Brasília para pedir recursos. O novo pleito está orçado em até R$ 17 milhões.
Enquanto o novo governador do Amazonas não é eleito, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, David Almeida, do PSD, assumiu interinamente o cargo. Ele declarou que está preparado para o desafio e que o mandato, apesar de curto, va ter sua marca. “Já tenho muita coisa montada com relação a minha equipe de governo. Nós vamos fazer as mudanças que acharmos necessárias. Não dá pra mudar muito. É um mandato de ‘um tiro curto’ e nós precisamos dar celeridade às ações a frente do Executivo estadual”, disse.