O “Vem pra Feira” é resultado do Projeto Nascente, que capacita os internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Isabel (CPASI) no trabalho com a agricultura familiar e oferece a oportunidade de remir penas por meio do trabalho. Além de alimentos mais saudáveis, a feira oferece produtos em média 20% mais baratos em relação ao preço dos supermercados da cidade. Os patos serão vendidos por R$ 25 reais.
“Esse tipo de ação valoriza o trabalho realizado pelo interno, porque é uma forma de mostrar à sociedade que dentro do cárcere há trabalho e produção. A maioria das pessoas desconhece as ações e projetos que a Susipe promove para a ressocialização dos reeducandos”, disse Ruth Benassuly, coordenadora de trabalho e produção da Diretoria de Reinserção Social (DRS) da Susipe.
Para o diretor de Reinserção Social (DRS) do órgão, Belchior Machado, o principal viés do “Vem pra Feira” é a reinserção social dos apenados. “Os internos que participam desse projeto recebem a remição da pena: cada três dias trabalhados resultam em um dia de remição de pena. Além disso, os internos vão ter um ofício quando saírem do sistema penitenciário, o valor que eles recebem por estarem cadastrados nesses projetos é revertido e dividido entre eles, a família e o governo. Os produtos feitos pelos intentos são muito bem recebidos pela população”, explica.
Serviço:
“Vem pra feira – Sede da Susipe”
Data: 3 de outubro de 2019
Local: Sede da Susipe, localizada na rua dos Tamoios, nº 1952, bairro Batista Campos.
Hora: 7h
“Vem pra feira – Museu Emílio Goeldi”
Data: 4 de outubro de 2019
Local: Museu Emílio Goeldi
Hora: 7h
“Vem pra feira – Jardim Universitário”
Data: 5 de outubro de 2019
Local: Residencial Jardim Universitário, av. Perimetral 07, Guamá.
Hora: 7h