Por isso, na noite de quarta-feira, 2, Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) divulgou os roteiros dos percursos das procissões. Segundo a Diretoria de Procissões, mais de 25 mil servidores que fazem parte de órgãos municipais, estaduais, federais, Forças Armadas e Guardas da Santa estão integrados para garantir a segurança e organização dos trajetos.
Os trabalhos desenvolvidos durante as romarias são de fechamento de via, primeiros- socorros, segurança dos devotos e da berlinda, organização do trânsito, das linhas de ônibus, entre outros que auxiliam na organização e segurança de toda a cidade.
Segurança
O inspetor da Guarda Municipal de Belém (GMB), Antônio Carlos Tavares, disse que para a essa entidade, o Círio começou em agosto, com o planejamento de ações. “A Guarda atuará em todas as procissões, com aproximadamente 1000 servidores utilizando viaturas, moto patrulhamento, policiamento a pé. Tudo isso para garantir a segurança dos romeiros, dos turistas e a manutenção do nosso patrimônio público”, destalhou o inspetor.
As ações da GMB terão início na sexta-feira, 11, no traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré para Ananindeua. Nas principais procissões, Trasladação e Círio, um efetivo de 260 homens fará a segurança, sendo 180 na Trasladação e 80 no Círio. Almir Ferreira, inspetor geral da GMB destaca a união das forças e dos órgãos da Prefeitura de Belém para que a atuação seja positiva. “A integração faz toda a diferença, visto que, milhares de pessoas estarão sob nossos cuidados. Tudo foi planejado para que tenhamos êxito na missão”, destacou.
O inspetor geral recomenda aos romeiros medidas preventivas para a própria segurança. “Pedimos que a população evite usar celular, objetos que chamem a atenção e também em situação de risco não reaja e procure um agente da lei ou ligue 153, nosso disque denúncia”, destaca.
Trânsito
A Superintendência de Mobilidade Urbana (SeMOB) irá iniciar o fechamento das avenidas Presidente Vargas e Nazaré, que se inicia na manhã de sábado, 12, para a Motorromaria, e as vias assim permanecem até o final da Trasladação. Para evacuar a pista e dar segurança aos romeiros, a SeMOB lembra aos motoristas que não estacionem no trajeto da procissão.
Quem permanecer no local terá o veículo removido para a área de estacionamento localizado atrás da sede da Prefeitura de Belém, no Palácio Antônio Lemos, e poderão ser resgatados por seus proprietários sem ônus algum.
O trafego será liberado na avenida Generalíssimo Deodoro, no cruzamento com a avenida Nazaré; na travessa Quintino Bocaiúva, para cruzar para as avenidas Braz de Aguiar e Nazaré; e na travessa Padre Eutíquio com a rua Gama Abreu.
A liberação não dará acesso ao percurso do Círio, apenas às transversais, para dar mobilidade ao tráfego, e os cruzamentos voltarão a ser fechados a partir da meia-noite de domingo, 13, nos preparativos para a grande procissão do domingo.
O diretor de procissão do Círio, Antônio Silva, disse que as equipes estão alinhadas para um Círio tranquilo. “Estamos trabalhando para garantir que as romarias não atrasem, que ninguém se machuque e tudo ocorra bem”, disse o diretor.
Procissões
1 – Traslado para Ananindeua (maior procissão em quilômetros)
Data: sexta-feira, 11
Saída: Basílica Santuário, às 8h.
Chegada: Igreja Matriz de Ananindeua.
Percurso: 47 km, pelas cidades de Marituba, Ananindeua e Região Metropolitana de Belém.
Duração média: 10h
2 – Romaria Rodoviária
Data: Sábado, 12
Saída: Igreja Matriz de Ananindeua, às 5h30.
Chegada: Trapiche de Icoaraci
Percurso: 24 km
Duração média: 3h
3 – Romaria Fluvial
Data: Sábado, 12.
Saída: Distrito de Icoaraci (trapiche de Icoaraci).
Chegada: escadinha do cais do porto.
Percurso: 10 milhas marítimas (aproximadamente 18.500 quilômetros).
Duração média: 2h.
4 – Moto Romaria
Data: sábado, 12.
Saída: escadinha do cais do porto.
Chegada: colégio Gentil Bittencourt.
Percurso: 2,5 km.
Duração média: 1h.
5 – Trasladação
Data: sábado, 12.
Saída: colégio Gentil Bittencourt, às 17h30
Chegada: Igreja da Sé.
Percurso: 3,7 km.
Duração média: 5h.
6 – Círio de Nazaré (principal procissão)
Data: domingo, 13.
Saída: Igreja da Sé, às 7h.
Chegada: Basílica Santuário.
Percurso: 3,6 km.
Duração média: 6h.
7 – Ciclo Romaria
Data: sábado, 19.
Saída: Praça Santuário, às 8h.
Chegada: Praça Santuário.
Percurso: 14 km.
Duração média: 2h.
8 – Romaria da Juventude
Data: sábado, 19.
Saída: Igreja Matriz de Santo Antônio de Lisboa (Centrão), às 16h
Chegada: Praça Santuário.
Percurso: 3,5 km
Duração média: 3h.
9- Romaria das Crianças
Data: domingo, 20.
Saída: Praça Santuário, às 8h
Chegada: Praça Santuário.
Percurso: 2,8 km
Duração média: 2h.
10 – Romaria dos Corredores
Data: sábado, dia 26.
Saída: Praça Santuário, às 5h30
Chegada: igreja da Sé.
Percurso: 7 km
Duração média: 2h
11 – Procissão da Festa
Data: domingo, 27.
Saída: Comunidade São Brás, às 8h.
Chegada: Catedral da Sé.
Percurso: 1,9 km.
Duração média: 2h
12 – Recírio
Data: segunda-feira, 28.
Saída: Praça Santuário, às 7h.
Chegada: Praça Santuário.
Percurso: 700 metros.
Duração média: 1h.