De Território do Guaporé à Rondônia: 36 anos de histórias

Nesta quinta-feira (4), Rondônia comemora 36 anos de instalação, quando foi transformada em unidade da federação. A equipe do Portal Amazônia apresenta alguns fatos e curiosidades sobre o estado, e aproveita para parabenizar os 1,8 milhões de rondonienses.
1 – Antes de se chamar Rondônia, o estado que era considerado território brasileiro chamava-se Guaporé, o mesmo nome de um rio da região. Em 1967 passou a se chamar Território Federal de Rondônia e quando passou à condição de estado em 1982, ficou apenas Rondônia.

Rio Guaporé  |  Foto: Divulgação
2 – Rondônia é formada por terras que antes pertenciam aos estados do Mato Grosso e Amazonas.
3 – Dois terços do território de Rondônia são cobertos pela floresta Amazônica.
4 – O nome do estado é uma homenagem ao sertanista Marechal Candido Mariano da Silva Rondon.

Marechal Rondon  |  Foto: Divulgação
5 – Rondônia também já foi considerada como um eldorado brasileiro, pois entre os anos 1960 e 1980 milhares de imigrantes foram atraídos para o estado, quando o governo federal promoveu uma grande distribuição de terras. Isso fez a população do estado crescer em nove vezes.
6 – Em 2015, segundo o governo de Rondônia, o estado era responsável por 47% da cassiterita (matéria-prima do estanho) produzida no Brasil. 
7 – O estado não tem uma dependência direta do rio. A rodovia BR-364 que é essencial para a sobrevivência de Rondônia.

Trecho BR 364  |  Foto: Divulgação 
8 – A criação do estado de Rondônia é fruto do tratado internacional de Petrópolis, que permitiu ao Brasil ficar com as terras do Acre em troca da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
9 – O  estado é o único da região Norte a produzir grande quantidade de uvas, isso se deve ao apoio da Embrapa e da Emater do estado.
10 – Dos 52 municípios do estado, apenas 2 tem mais de 30 anos, Porto Velho e Guajará-Mirim. 
11 – Rondônia tem um rio chamado Roosevelt. O nome é uma homenagem ao ex-presidente norte americano Theodore Roosevelt, que participou de uma expedição ao rio para verificar se ele era afluente do rio Amazonas.

Rio Roosevelt  |  Foto: Divulgação
12 – É o estado do Brasil com a maior porcentagem de evangélicos. Segundo dados do Censo 2010 do IBGE, 33,8% da população, enquanto no Brasil todo são 22,2%.
13 – Quem nasce em Rondônia é chamado de rondoniense ou rondoniano.

Município de Vilhena  |  Foto: Divulgação / Prefeitura de Vilhena
Porto Velho, capital  | Foto: Divulgação
Cachoeira em Ouro Preto do Oeste  |  Foto: Divulgação
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Xote, carimbó e lundu: ritmos regionais mantém força por meio de instituto no Pará

Iniciativa começou a partir da necessidade de trabalhar com os ritmos populares regionais, como o xote bragantino, retumbão, lundu e outros.

Leia também

Publicidade