Conheça as principais riquezas minerais da Amazônia brasileira

Cerca de 40% dos territórios da Amazônia estão na área do pré-cambriano, que apresentam potencialidades para os depósitos de 13 minerais

A região amazônica corresponde a uma das maiores regiões, ainda desconhecidas, com potencialidades para descobertas de minerais. Os programas de geologia revelam uma considerável variedade de ambientes geológicos de minerais, desde os mais utilizados na indústria até os mais valiosos. 

Cerca de 40% do território da Amazônia estão na área do pré-cambriano, que apresentam grandes potencialidades para os depósitos minerais de ferro, manganês, cobre, alumínio, zinco, níquel, cromo, titânio, fosfato, ouro, prata, platina, paládio.

Tanto que a Amazônia foi e até hoje é palco de grandes debates e exemplos da mineração, como Serra Pelada, que atraiu milhares de garimpeiros para o Pará do século passado, e as constantes invasões de garimpeiros ilegais à Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

Nos últimos cinco anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desativou 81 garimpos ilegais que funcionavam no norte de Mato Grosso, no sul do Pará e no Amazonas, na região da Transamazônica.

Como a atual corrida do ouro é muito recente, os dados ainda são precários e os órgãos oficiais não têm uma contagem global. Na década 1990, depois da corrida do ouro de Serra Pelada, foram feitos levantamentos que apontaram cerca de 400 mil garimpeiros em atividade no Brasil.

No infográfico abaixo, você conhece algumas das principais riquezas minerais da Amazônia brasileira:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Áreas de pecuária na Amazônia apresentam maior incidência de leishmaniose cutânea, mostra estudo

Dados foram coletados em mais de 500 municípios. Moléstia gera 50 mil casos anualmente em todo o mundo, e é uma das dez doenças negligenciadas que mais despertam preocupação entre autoridades médicas.

Leia também

Publicidade