Círio Fluvial: Nossa Senhora de Nazaré nas águas da baía do Guajará; confira percursos

O chamado “Círio das Águas”, a terceira Romaria oficial do Círio 2018, seguirá a correnteza e o vento da baía do Guajará, em Belém, com o acompanhamento de barcos e balsas. Assim é realizada há mais de 30 anos, uma das romarias mais peculiares da região amazônica em homenagem à virgem de Nazaré: a Romaria Fluvial. Ela inicia por volta das 9h no Trapiche de Icoaraci com destino à escadinha do Cais do Porto, na Praça Pedro Teixeira, em Belém.

Nesta procissão, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é conduzida em uma redoma de vidro na Corveta da Marinha, Garnier Sampaio, cuidadosamente decorada há anos por Simone Cosme. Embarcações de vários tamanhos e todas enfeitadas acompanham a Imagem de Maria.

Foto: Divulgação
Até agora, a Capitania dos Portos confirmou a inscrição de 335 embarcações na procissão. O percurso será de aproximadamente 10 milhas marítimas (equivalente a 18,5 km). Na chegada, a Imagem Peregrina é recebida com honras de Chefe de Estado pela Polícia Militar. A tradição ocorre desde 1999, em função da Lei Estadual nº 4.371, de 15 de dezembro de 1971, que proclamou a Virgem de Nazaré, Padroeira do Pará, Rainha da Amazônia e merecedora dessa grande homenagem. A primeira edição desta procissão foi realizada pela então Companhia Paraense de Turismo, em 1986. 

O Círio 2018

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Transmissões

O Canal Amazon Sat, em parceria com a TV Nazaré, transmite a romaria principal do Círio de Nazaré, neste domingo (14), a partir das 7h (horário de Manaus), para toda a Amazônia; confira os canais:

Macapá (AP) – Canal 29.1
Porto Velho (RO) – Canal 22.1
Manaus (AM) – Canal 44.1
Boa Vista (RR) – Canal 23.1
Rio Branco (AC) – Canal 31.1 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade