Dezenas de famílias já saíram de casa, por conta própria, devido a uma cheia que atinge a cidade de Candeias do Jamari (RO), Região Metropolitana de Porto Velho. O rio transbordou por causa das constantes chuvas na região e inundou residências.
De acordo com o G1 Rondônia, alguns moradores já usam barco para se locomover na cidade. Vários quintais também estão alagados e frutíferas perdidas na água.
A Prefeitura de Candeias diz que cerca de 40 famílias já foram atingidas pela água e saíram de casa em busca de abrigo. No intuito de ajudar os desabrigados e desalojados, o município pediu barracas à Defesa Civil do estado.
Foto: Reprodução/Rede Amazônica
O rio Candeias é afluente do rio Madeira, que também começou a transbordar em Porto Velho no fim de semana e a água até invadiu a pista na BR-319.
A Secretaria de Assistência Social confirmou que a prefeitura de Candeias vai disponibilizar caminhões para as mudanças, além de água mineral e alimentação. A secretaria ainda solicitou o desligamento da rede de energia elétrica na região para evitar acidentes.
Segundo autoridades, a tendência é de que o rio Candeias continue subindo nos próximos dias.
Atualmente, o estado possui 491 sítios arqueológicos registrados no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e cadastrados no Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG), banco de dados oficial do órgão.