Carteira de habilitação terá novo modelo este ano

De acordo com a Resolução 598/2016 instituída pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ficou diferente a partir deste domingo (1º). A mudança traz novas cores e itens de segurança, bem como a tinta azul esverdeada da tarja, localizada no topo do documento, que passará a ser preta.

A impressão continua em alto relevo, e a tarja passa a ter o mapa do Estado responsável pela emissão da CNH, do lado direito.

Foto: Divulgação
Além disso, no alto do lado esquerdo, sob o Brasão da República, a imagem do mapa do Brasil passa a ser impressa com tinta especial de segurança que dificulta a falsificação. Todo o fundo do documento vai ficar mais amarelado, e alguns elementos gráficos, como números, poderão ser conferidos com o uso de luz ultravioleta.

Para redobrar a segurança e evitar fraldes, o documento terá o código de Registro Nacional, o número do Espelho da CNH e, por último, o número de Formulário do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). “É importante lembrar que os motoristas que estão com o documento dentro do prazo de validade não precisarão trocar suas CNHs, mas os solicitados a partir de janeiro já virão com as mudanças”, esclarece o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), Pedro Longo.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Conheça as belezas naturais e 7 curiosidades de Oiapoque

Saiba quais são os monumentos, pontos turísticos e curiosidades que enriquecem a cultura e a história do município amapaense.

Leia também

Publicidade