Campanha de vacinação contra a febre aftosa no Amapá começa dia 15 de setembro

O lançamento da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa no Amapá está previsto para o próximo dia 12. O período de imunização será de 15 de setembro a 15 de novembro.

A expectativa da Diagro, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do estado, é atingir 97% de cobertura vacinal. No ano passado, o alcance foi de 95%, acima do que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento considera como uma boa cobertura, que é de 90%.

Foto: EBC

De acordo com informações da Agência, neste ano, a dosagem da vacina passa a ser bivalente, ou seja, com 2 mililitros, e não com 5, como era antigamente. Trata-se de uma estratégia do plano para a retirada da vacinação, que deverá ocorrer no ano de 2021.

Os produtores também precisam obrigatoriamente declarar a imunização até 25 de novembro. Caso isso não seja feito, eles vão ficar impedidos de transitar e comercializar animais, terão o nome incluído na lista de inadimplentes da Diagro, e poderão ser multados.

Quem deixar de vacinar o rebanho deverá pagar R$ 40,50 reais por animal. Já para quem deixar de declarar a imunização, a multa é de R$ 67,50 por animal.

O rebanho de bubalinos no Amapá é o 2º maior do país, com mais de 290 mil cabeças. Já o número de bovinos é de cerca de 53.600. Os animais estão localizados em 1944 propriedades ativas no estado.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade