Brasil e Peru selam cooperação mútua em segurança na fronteira

Tabatinga (AM) – Em reunião bilateral na última sexta-feira (11), na sede do 8º Batalhão de Infantaria de Selva, em Tabatinga (AM), o ministro da Defesa (MD), Raul Jungmann, e o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Sérgio Etchegoyen, estiveram com o ministro da Defesa do Peru, Jorge Nieto Montesinos, para discutir ações naquela região de fronteira.

Foto:Tereza Sobreira/Ascom-Ministério da Defesa

Entre os assuntos discutidos estão a cooperação de inteligência, o desenvolvimento de ações conjuntas de combate ao tráfico de armas e drogas, uma visita ao SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), o Sistema de Vigilância da Amazônia, a indústria de defesa e a cooperação em situações de desastres naturais.

Para o ministro Raul Jungmann, a ação na fronteira é estratégica. “Aqui é o nascedouro do crime organizado, com tráfico de drogas e de armas. E é aqui que, conjuntamente, nós iniciamos a golpeá-lo, buscando integração com as polícias, com comandos operacionais conjuntos, com a troca de imagens e tudo aquilo que nos permite identificar e atacar essas organizações criminosas e, evidentemente, o contrabando de armas, de pessoas e de drogas”, afirmou.

Para Jungmann, os dois países têm uma tradição democrática e uma cultura plural e esta reunião tem um simbolismo de democracia, de vida e de paz. “Tenham a certeza que essa fronteira entre Brasil e o Peru, a partir de agora, estará muito mais fortalecida, melhor fiscalizada, obviamente dando uma contribuição para reduzir a capacidade operacional do crime no Brasil, contando com a colaboração dos responsáveis pela defesa, da polícia e da inteligência peruana e brasileira”, disse o ministro.

O ministro da Defesa do Peru destacou que a reunião possibilita o trabalho de temas relevantes para os países vizinhos. “Trabalhamos temas muito importantes para combater o crime organizado e o tráfico de armas, enfrentar as ameaças internacionais e tornar mais fáceis, rápidas e firmes as relações entre Forças Armadas, as polícias e os serviços de inteligência de nossos países”, ressaltou Jorge Nieto.

Na área de inteligência, o ministro chefe do GSI acredita que o encontro aproxima ainda mais as estruturas de segurança já estabelecidas. “Mantendo o esforço, que já fazemos com outros países, e que se insere no Plano Nacional de Segurança Pública e suas repercussões internacionais e no combate às essas ameaças comuns que foram relatadas pelo ministro do Peru”, destacou o general Etchegoyen.

A cooperação entre as polícias do Brasil e do Peru também foi pauta em Tabatinga. O diretor executivo do Departamento da Polícia Federal, Rogério Galloro ressaltou: “O mais importante disso é o incremento da cooperação dos países, o aumento da integração, do combate e da cooperação internacional. Isso vai permitir que consigamos lidar com o desafio enorme do tráfico nas fronteiras”.

O encontro, que reuniu representantes dos ministérios da Defesa, das Forças Armadas e das polícias de ambos os países, resultou em conversações que selam a cooperação mútua em áreas de comum interesse. Os vizinhos já têm na agenda, eventos em conjunto como o Amazonlog, um grande exercício logístico voltado para ajuda humanitária, que acontecerá em novembro deste ano, nesta fronteira.

Estiveram ainda presentes à reunião, pela comitiva do Brasil, o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Ademir Sobrinho; o chefe do Estado-Maior do Exército, general Fernando Azevedo; o comandante militar da Amazônia (CMA), general Geraldo Miotto; o comandante de Preparo da Força Aérea, brigadeiro Antonio Carlos Egito; o secretário de Produtos de Defesa do MD, Flávio Basílio; o embaixador do Peru no Brasil, Vicente Rojas; o diretor do Departamento de Assuntos de Defesa e Segurança do MRE, embaixador Nelson Tabajara; o diretor Geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN); e o diretor executivo do Departamento da Polícia Rodoviária Federal, Renato Dias.*Deixe o Portal Amazônia com a sua cara. Clique aqui e participe.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dromedários na Amazônia? Grupo de animais asiáticos vive em fazenda no Tocantins

No início deste ano os dromedários chamaram atenção para sua existência na Amazônia depois de um vídeo viralizar nas redes sociais.

Leia também

Publicidade