Belém anuncia construção do primeiro hospital público veterinário da região Norte

O anúncio ocorreu na cerimônia de encerramento do II Congresso dos Médicos Veterinários na Amazônia Legal (AmazonVet)
 
 
 
O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e o titular da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Sérgio de Amorim, anunciaram na noite desta quinta-feira (22), a construção, na capital paraense, do primeiro hospital público veterinário do Norte do Brasil. O anúncio ocorreu na cerimônia de encerramento do II Congresso dos Médicos Veterinários na Amazônia Legal (AmazonVet), realizado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

“Este empreendimento é fruto de um trabalho coletivo da Sesma, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e de toda uma comissão comprometida com a saúde animal. O hospital atenderá aos anseios da população e dos animais, que são seres emocionais e precisam da vocação, da ciência e do amor destes profissionais”, ressaltou Zenaldo.

Foto:Divulgação

O Hospital Público Veterinário Dr. Vahia será construído no bairro do Tapanã e ofertará serviços de baixa e média complexidade de urgência, consultas, cirurgia geral, vacinação antirrábica, exames laboratoriais e de imagem, curativos simples e complexos, fluidoterapia e palestras de educação em saúde. A previsão é de o hospital seja inaugurado no primeiro semestre de 2020.

A estrutura terá capacidade para realizar, mensalmente, 720 atendimentos de urgência, 1.080 consultas, 210 cirurgias oncológicas, 60 cirurgias ortopédicas e 300 cirurgias de emergência, além de 630 procedimentos de castração. A equipe contará com médicos veterinários, assistentes e farmacêuticos.

Para Sérgio de Amorim, o hospital reforçará o serviço de saúde animal, garantindo atendimento gratuito para animais abandonados ou com tutores de baixa renda. “Este é mais um avanço da atual gestão visando à ampliação do serviço público”, frisou.

Estiveram presentes durante a cerimônia a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará (CRMV-PA), Maria Antonieta Martorano; o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcante; o presidente da Comissão Nacional de Animais Selvagens do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNAS-CFMV), Francisco Edson Gomes; a vice-reitora em exercício da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Janae Gonçalves; a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB), Valéria Rocha; e o diretor de Defesa e Inspeção Animal da Adepará, Augusto Peralta. Houve ainda premiações de trabalhos acadêmicos e homenagens a profissionais.

Promovido pelo CRMV-PA, o Congresso começou na terça-feira (20), abrindo espaço para várias discussões sobre novas tecnologias na área de dermatologia, importância na conservação da fauna, palestras e mesas-redondas.

A Sesma contou com um estande para a divulgação de serviços e esclarecimentos de dúvidas dos congressistas. “Esta é uma ótima oportunidade para a troca de conhecimento, ciência e informação, sobretudo a divulgação dos serviços que a Prefeitura oferece, por meio do CCZ”, disse Eliomar Souza, médico veterinário da unidade.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Base do primeiro campus fluvial do Brasil será construída no Amapá

Ordem de serviço da base foi assinada durante um evento no Instituto Federal do Amapá (Ifap) no dia 27. Estrutura deve ser entregue em até seis meses.

Leia também

Publicidade