Após ser retirado à força de casa, prefeito de Caracas volta à prisão domiciliar

O prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, retornou à prisão domiciliar com o aval do Serviço de Inteligência da Venezuela, o mesmo que tinha levado o político à penitenciária em 1º de agosto, informou nesta sexta-feira sua mulher, Mitzy Capriles, pelo Twitter.

“Informo ao país que há minutos, supreendentemente, Antonio foi trazido pelo Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin) à nossa residência. Volta para casa a fim de cumprir sua pena”, escreveu Mitzy na conta do Twitter de seu marido.

Segundo ela, Capriles “disse, ao entrar em casa, que retorna com a angústia de saber que Leopoldo [López} e mais de 600 presos políticos continuam atrás das grades”. López é ex-prefeito do município de Chacao, que é parte de Caracas.

O Sebin tirou, na madrugada de 1º de agosto, o dirigente oposicionista de sua casa. A cena foi mostrada nas redes sociais por sua mulher, que juntou as imagens gravadas por uma vizinha no momento da detenção.

Hoje está previsto o primeiro ato institucional da Assembleia Constituinte, integrada unicamente por representantes ligados ao governo do presidente Nicolás Maduro, na sede de Parlamento.

Pedido de proteção

O ministro das Relações Exteriores do Chile, Arauto Muñoz, confirmou nessa quinta-feira (3) ”que mais um magistrado designado pelo Parlamento para integrar a Suprema Corte da Venezuela entrou na residência do embaixador chileno em Caracas solicitando “proteção”.

O chanceler chileno escreveu no Twitter que o advogado Luis Marcano “entrou na residência em Caracas solicitando proteção do Chile e que, com ele, já são seis pessoas refugiadas na embaixada”.

Um comunicado do Ministério de Relações Exteriores chileno detalhou que foi concedida a Luis Marcano a qualidade de hóspede.

O texto acrescenta que “Marcano Salazar solicitou a proteção do Chile, fundamentado em circunstâncias políticas conhecidas. O governo do Chile agirá nessa matéria de acordo com os princípios jurídicos e humanitários que inspiram sua política externa”.

Vaticano

O Vaticano expressou hoje sua preocupação e a do papa Francisco pela situação na Venezuela e fez um apelo ao governo de Nicolás Maduro para que suspenda a Constituinte, por fomentar “um clima de tensão” e “hipotecar o futuro”.

Em comunicado, a Secretaria de Estado do Vaticano lamentou a “radicalização e o agravamento da crise “e informou que o papa acompanha a situação e suas “implicações humanitárias, sociais, políticas, econômicas e, inclusive, espirituais”.

“A Santa Sé pede a todos os atores políticos, e em particular ao governo, que assegure o pleno respeito dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, como também da vigente Constituição”, destaca a nota.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade