Após aumento nos casos de covid-19 no AM, governo anuncia fechamento de bares e flutuantes; aulas do Ensino Fundamental retornam dia 30

Restaurantes funcionarão até 22h e aulas do Ensino Fundamental, que retornam no dia 30 de setembro, serão no formato híbrido. 

Em live, transmitida pelas redes sociais, nesta quinta-feira (24), o governador do Amazonas Wilson Lima, anunciou a retomada das aulas do Ensino Fundamental nas escolas públicas de Manaus, a partir do dia 30 de setembro deste ano. Apesar de um leve aumento no número de casos da covid-19 nos últimos dias no Estado, o governo garante que as escolas, assim como está ocorrendo com as de nível médio, seguirão os protocolos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e órgãos competentes estaduais.

“As aulas do Ensino Fundamental das escolas de Manaus serão retomadas de forma híbrida, sendo duas vezes por semana presencial e as outras duas de forma virtual pelo projeto Aula em Casa. Todas as escolas estão sinzalizadas, com regras de distanciamento, pias, álcool em gel, tapetes sanitizantes e todos vão receber máscaras”, ressalta o governador.

Anúncio novas medidas de prevenção da covid-19 em Manaus. (Foto:Reprodução/Redes Sociais Gov.AM)

Restrição e suspensão de atividades

Segundo Wilson, um decreto será publicado ainda nesta quinta-feira (24), com as novas regras para o reforço das ações de prevenção à covid-19 em Manaus, mas adianta que os seguintes estabelecimentos e locais estarão suspensos:

– Bares sem Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) como atividade primária;
– Flutuantes;
– Balneários;
– Praias;
– Casas de shows;
– Aluguéis de sítios, chácaras e casas de eventos.

Estão fora das listas, eventos que já haviam sido liberados por órgãos públicos, como casamentos e aniversários, desde que sigam todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde.

Outros estabelecimentos terão os horários de funcionamento reduzidos, entre eles, restaurantes e lojas de conveniência que poderão ficar abertos até às 22 horas.

Confira o decreto na íntegra:

Casos de coronavírus no Amazonas

No boletim Diário da Covid-19 divulgado nesta quarta-feira (23) pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), foram registrados 726 novos casos da doença em todo o Estado. Nas últimas 24 horas foram confirmados nove óbitos da doença, sendo sete em Manaus e dois no interior. Até o momento, desde a totalização dos casos, foram registrados 133.413 pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Amazonas.

Segundo dados divulgados pela prefeitura de Manaus, na última terça-feira (22) foram registrados 40 sepultamentos e cinco óbitos em domicílios.

Curva de casos

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Demandas do centro-sul impactam no desmatamento da Amazônia mais do que exportações

O estudo ressalta que, apesar de afetar diferentes biomas da Amazônia Legal, o desmatamento ocorrido até agora no Brasil se concentrou geograficamente nessa região.

Leia também

Publicidade