Após alerta de cheia, Defesa Civil envia equipe para Laranjal do Jari

Na manhã desta quarta-feira (22) uma equipe da Defesa Civil Estadual se desloca para Laranjal do Jari, sul do Amapá, para dar suporte ao grupamento municipal, após o nível do Rio Jari subir 2,01 metros.

O alerta foi emitido pelo município na manhã desta terça-feira, (21). Ao longo do dia, algumas residências já foram atingidas pela cheia do rio e os moradores estão sendo retirados pelos órgãos municipais. Militares do Corpo de Bombeiros já iniciaram o levantamento de possíveis abrigos, recursos humanos e materiais.

Foto: Marcelo Sarraf/Arquivo Pessoal
O nível do Rio Calçoene, no norte do Estado, também voltou a subir. A Defesa Civil está em alerta, pois, de acordo com a prefeitura do município, algumas ruas já estão inundadas. No último dia 10, outra enchente atingiu a cidade e cerca de 377 famílias foram afetadas.

Segundo o Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), a previsão para os meses de março e abril é de aumento no volume de chuvas para a região norte do Amapá, em especial para os municípios de Calçoene, Oiapoque e Amapá, que habitualmente são os mais afetados por estarem localizados na região costeira. O monitoramento é feito pelo Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Amapá (NHMET).

Para o mês de março, espera-se um total de 500 milímetros. Média que deve se repetir em abril. O volume de chuvas é considerado acima da média, levando em consideração as médias do ano de 2016. A previsão do tempo pode ser acompanhada por meio dos boletins divulgados diariamente no endereço eletrônico.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dossiê “Amazônia contra o Antropoceno” aborda sociodiversidade da região

Na publicação constam nove artigos de arqueólogos, antropólogos e ecólogos, indígenas e não indígenas.

Leia também

Publicidade