Após 90 dias fechado, serviço de coleta de sangue na zona leste de Manaus é normalizado

O posto de Triagem e Coleta de Sangue na Maternidade Ana Braga, localizado na Avenida  Cosme Ferreira, s/nº, bairro São José, zona leste de Manaus, voltou ao normal, após reforma e melhorias na estrutura do banco de sangue. A unidade é vinculada à Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam) e funciona para facilitar o acesso aos doadores voluntários daquela zona da cidade.

 

A unidade da zona leste suspendeu as coletas por 90 dias para o conserto do telhado e melhorias na pintura e mobília do local. Mensalmente, a unidade da Ana Braga coleta em média 400 bolsas de sangue. Esse sangue é enviado para teste sorológico, fracionamento e distribuição pelo Hemoam. O posto funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h30.

Foto: Divulgação/Hemoam 

Doação

Para doar sangue, é necessário estar com boa saúde e bem alimentado, com idade entre 18 e 69 anos e peso a partir de 50 quilos. É preciso ainda estar munido de documento original e oficial com foto. Menores de idade também podem doar caso estejam acompanhados dos pais ou responsável legal.

 

A coleta dura entre cinco e dez minutos, e todo o processo, desde a entrada até a saída da unidade, leva de 30 a 60 minutos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Maurício Ye’kwana é primeiro indígena a assumir chefia da Saúde Yanomami

Nomeação de Maurício foi publicada no Diário Oficial da União e é assinada pela ministra da Saúde Nísia Trindade. Com formação técnica em gestão territorial, ele é diretor-financeiro da Hutukara Associação Yanomami.

Leia também

Publicidade