O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) vai diplomar, nesta segunda-feira (2) o governador eleito, Amazonino Mendes (PDT), e o vice, Bosco Saraiva (PSDB). A cerimônia acontece a partir das 17h na sede do Tribunal, em Manaus.
O presidente do TRE-AM, desembargador Yedo Simões, vai comandar a cerimônia.
O diploma, expedido pela Justiça Eleitoral, confirma a vitória dos candidatos nas urnas e os torna aptos a tomar posse.
A chapa foi eleita em eleição suplementar, realizada no último mês de agosto. O pleito aconteceu após cassação do ex-governador do estado, José Melo (PROS) e do vice, Henrique Oliveira (SD) por compras de votos nas eleições de 2014.
Mendes e Saraiva ficarão no cargo pelo período tampão, até o fim de 2018. Esta é a 4ª vez que Amazonino ocupará o cargo no estado.
Cassação
A eleição suplementar no Amazonas foi determinada após a cassação dos mandatos do ex-governador José Melo, e do ex-vice, Henrique Oliveira, por compra de votos nas eleições de 2014.
O presidente da Assembleia Legislativa do estado, Davi Almeida (PSD), assumiu o governo interinamente. O TSE decidiu no início de maio deste ano, por 5 votos a 2, manter a cassação que já havia sido determinada pelo TRE-AM. No dia 22 de agosto, mais uma vez o Tribunal Superior manteve a cassação, dessa vez por unanimidade. A eleição suplementar teve investimento de R$ 34,5 milhões.