Amazonino Mendes é diplomado pelo TRE

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) diplomou o governador eleito Amazonino Mendes (PDT) e o vice-governador, Bosco Saraiva (PSDB) no final da tarde de ontem. Durante a solenidade, que aconteceu no prédio anexo do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o governador anunciou uma relação, segundo ele, parcial, apresentando nove secretários que assumirão pastas no Governo. 

Entre os titulares confirmados está o vice-governador Bosco Saraiva para a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e Denilson Novo, que assumirá a Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Mendes deu destaque à necessidade de ações em defesa do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), além da elaboração de uma alternativa econômica frente à Zona Franca, com foco no planejamento de um polo ecológico pensado para a indústria 4.0. 

Durante o pronunciamento, o governador disse que o cenário administrativo e econômico do governo é ruim e comparou a atual situação a uma guerra onde existem destroços. Ele disse que o governo enfrenta atrasos nos pagamentos a fornecedores, amarga uma dívida bilionária e contratos sob corte e suspensão.
  

Foto: Walter Mendes / Jornal do Commercio
Mendes afirmou que vai defender a ZFM no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a continuidade do modelo no Estado e a manutenção dos empregos. Ressaltou também a necessidade de planejar um novo polo ecológico como alternativa econômica à Zona Franca, um trabalho que deverá ter como foco a implantação da indústria 4.0. 

“Vamos arrumar a casa e em 12 meses estabelecer bons planos para a curto, médio e longo prazo porque nada acontece no futuro se não pensarmos agora. Vamos elaborar uma alternativa econômica à ZFM e planejar um novo polo ecológico focado na indústria 4.0 pensando nos jovens. Vamos planejar a inclusão digital do povo e trabalhar para que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) seja integrada a outras universidades e empresas do país e do mundo com novos cursos, mais moderna. Também é preciso pensar um novo polo agrícola”, anunciou.

De acordo com o governador, que assume o comando do governo pela quarta vez no Estado, o período em que ficou afastado das atividades parlamentares serviu para uma reflexão sobre a situação política do Amazonas e do Brasil e como resultado, ele afirmou sentir convicção da necessidade de retornar e trabalhar por mudanças na administração do Amazonas.

“Após uma longa reflexão tive convicção que a política brasileira precisa não apenas de novos nomes, mas principalmente de novo espírito e novo comportamento, sobretudo de amor à causa pública. Vamos reerguer o Estado e a capacidade de prestar bons serviços ao povo com prioridade máxima aos menos favorecidos”,expressou. “Vamos sanear as contas públicas e rever todos os contratos que não interessam ao Amazonas. Vamos mostrar que é possível fazer política com bons exemplos”, completou.

O juiz-membro titular do TRE-AM, Felipe dos Anjos Thury, representou o tribunal e avaliou como positivo o trabalho do tribunal junto ao conjunto de órgãos públicos que atuaram na realização do pleito suplementar. Ele afirmou que em um período normal o Estado teria 730 dias de antecedência para organizar as eleições e no caso das eleições suplementares deste ano, a corte teve apenas 95 dias para trabalhar, e mesmo assim os trabalhos encerram com avaliação positiva. 

“Desde a determinação do TSE tivemos apenas 95 dias para organizar a primeira eleição suplementar do Governo da história de nosso país. A tarefa de realizar esse pleito peculiar em tempo recorde foi uma missão árdua mas cumprida. Deve-se registrar o reconhecimento público do esforço que todos tiveram para a construção de um pleito bem sucedido sobre o comando do presidente do TRE e do vice-presidente, em conjunto com atuação dos demais membros da corte, os magistrados das zonas eleitorais e do Ministério Público”, disse. “Realizar o pleito no Amazonas é uma gigantesca operação por conta das dimensões continentais do nosso Estado”, completou.

Os nomes anunciados por Amazonino Mendes

SSP-AM – Bosco Saraiva
Casa Civil – Sidney Leite
Susam – Deodato Guimarães
Seduc – José Augusto de Melo Neto
PGE – Paulo Carvalho
Sefaz – Alfredo Paes
Secom – Célio Alves Rodrigues Júnior
SEC- Denilson Novo
Sejel – Janaína Chagas
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade