De acordo com o presidente da Comissão de Trânsito da OAB/AM, Marcos Cunha, o objetivo da ação é mostrar para os pedestres sobre os riscos da falta de atenção nas ruas da cidade. “Dentre os usuários da via terrestre, o mais frágeis são os pedestres e ciclistas, por esse motivo, a gente optou por conscientizar esse público. Por meio de panfletos, a nossa equipe vai levar essa mensagem”, disse.
A ação da OAB/AM aconteceu em uma área com grande fluxo de pedestres. Para o vice-presidente do Comissão de Trânsito da OAB/AM, Maurício Reis, a segurança nas ruas é uma obrigação de todos, inclusive dos pedestres. “Com toda certeza, o pedestre é o elo fraco dentro do trânsito, mas ele também precisa ter cuidado, principalmente, quando for atravessar a faixa, em algumas situações, pessoas a pé já foram responsáveis por acidentes nas vias”, explicou.
Dados positivos
Segundos dados do setor de Estatística do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), de 1 de janeiro a 6 de agosto de 2019, cinquenta pedestres foram vitimas fatais em acidentes na capital amazonense. No mesmo período de 2018, 58 pessoas perderam a vida nas ruas e avenidas da cidade.
“O grande problema do trânsito não é a falta de educação, mas questão de conhecimento específico. As pessoas devem estudar mais o Código de Trânsito, principalmente, os pedestres e ciclistas. Acho que a redução de mortes é um reflexo das campanhas educativas, e também claro, da fiscalização dos órgãos competentes. Hoje fizemos a nossa parte, demos para as pessoas uma arma muito importante, a informação”, destacou o membro da Comissão de Trânsito da OAB/AM, Haniery Mendonça.
Sobre a campanha
A Semana Nacional do Trânsito é um período comemorado anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme previsto no art. 326 no Código Trânsito Brasileiro, Lei 9.503/97.
Neste ano, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), definiu como título da campanha, a seguinte frase: “No trânsito: O sentido é a vida”. O pedestre e o ciclista, são os protagonistas desta ação, e objetivo é sensibilizar a todos sobre a importância destes dois participantes do trânsito, sobretudo, mostrando a vulnerabilidade dos mesmos, e ainda que eles – o pedestre e o ciclista precisam ser respeitados no dia a dia.