40 dias sem chuvas deixa nível do Rio Acre baixo e preocupa autoridades

A região do Baixo Acre, que inclui a capital Rio Branco, não registra chuvas há cerca de 40 dias. O Rio Acre bateu a marca de 2,25 metros em Rio Branco, 1,34 metro em Brasileia e 1,28 metro em Xapuri. Diante do cenário, o Corpo de Bombeiros do Acre afirma que o estado deve enfrentar um verão de seca severa.

Com a falta de chuvas e baixo nível dos rios, o perigo do desabastecimento é real. De acordo com David Melo, diretor de operações do Departamento Estadual de Saneamento e Pavimentação do Acre, para que a população não sofra os efeitos da seca é preciso consciência no uso da água.

“Se a gente levar em consideração dados do ano passado, essa situação vai se estender até novembro. Então é um período longo e a gente vai precisar da consciência da população e o uso racional da água. Evitem o desperdício”.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que não há previsão de chuva para o Acre até o fim deste mês, com exceção de uma leve precipitação na região do vale do Juruá.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade