Veterinária dá dicas para pets aproveitarem o Carnaval com saúde e segurança

Para quem gosta de levar o animal de estimação para participar das festas carnavalescas em blocos de rua ou em espaços petfriendly, a médica do Hospital Veterinário da UniNorte (Hovet), Ane Fabrielly, recomenda alguns cuidados que devem ser observados, visando à saúde e seguranças dos bichinhos.

A primeira preocupação, segundo ela, é com o bem-estar do animal. Como cães e gatos não gostam de agitação, o ideal é só levá-los para locais especialmente preparados para eles.

Com relação à saúde do animal, ela orienta que mantenham atualizada a carteira de vacinação. E que não exponham a aglomerações animais muito novos, que são mais suscetíveis ao risco de transmissão de doenças virais, como a parvovirose e a cinomose em cães e a rinotraqueíte em gatos.
 

Foto: Divulgação 

Outra dica é manter os animais sempre hidratados. Levar junto uma garrafinha com água, para oferecer a eles com frequência. Também são indicados: água de coco ou suco de frutas, como maçã, caju e manga. Animais braquicefálicos (com focinhos curtos), como cães das raças pug, bulldog e shih-tzu e gatos persas, são mais susceptíveis a hipertermia e choque térmico e precisam de cuidado extra em relação à hidratação.

No quesito fantasia, a opção deve ser por adereços leves, que não estressem os pets. Eles devem estar confortáveis, para poder curtir a festa com tranquilidade. Se notar algum sinal de alergia – coceira, pele vermelha, respiração ofegante – o melhor é retirar o adereço. Se os sintomas permanecerem, o médico veterinário deve ser consultado. Ela não recomenda o uso de purpurinas, porque podem cair no olho, causando irritação, ou, ainda, o animal pode engolir.

De acordo com Ane Fabriely, os animais não têm a mesma disposição dos humanos. É preciso ficar atento se o pet está se cansando. “Respeite o tempo e a disposição deles”, afirmou.

Baile Pet

O Baile Pet do Amazonas Shopping, que é um centro de compras petfriendly, vem com uma programação que inclui desfile de fantasia, brincadeiras e concurso para identificar o animal que mais parece com o dono. O evento acontece na terça-feira (05) de Carnaval, das 12h às 16h, na Praça Central de Eventos.
 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Base do primeiro campus fluvial do Brasil será construída no Amapá

Ordem de serviço da base foi assinada durante um evento no Instituto Federal do Amapá (Ifap) no dia 27. Estrutura deve ser entregue em até seis meses.

Leia também

Publicidade