Horário de verão termina à meia-noite de sábado, 20 de fevereiro

Estados sinalizados em verde atrasarão o relógio em uma hora e passarão a ter mesmo horário dos estados sinalizados em amarelo. Já os Estados sinalizados em vermelho, diminuirão em 1 hora o fuso horário em relação à Brasília.

Estados sinalizados em verde atrasarão o relógio em uma hora e passarão a ter o mesmo horário dos Estados sinalizados em amarelo, seguindo o fuso horário do Distrito Federal. Já os Estados sinalizados em vermelho, diminuirão em 1 hora o fuso horário em relação à Brasília.

MANAUS – O horário de verão, que teve início no dia 18 de outubro de 2015, termina à meia-noite de sábado (20). Inicialmente, a mudança traz impactos mais diretos para os moradores dos 10 estados que compreendem as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, que terão de atrasar os relógios em uma hora. O horário de verão tem sido aplicado como política pública de uso eficiente de energia elétrica  desde 1931/1932, época do então presidente Getúlio Vargas, com alguns intervalos. Mais recentemente, o Ministério de Minas e Energia segue as regras estipuladas no decreto 6.558, de 2008, revisado em 2013, que atrasa em uma hora o relógio dessas regiões, por um período de quatro meses, entre o terceiro domingo de outubro de cada ano e o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. 

O principal objetivo do horário diferenciado é aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão entre os meses de outubro e fevereiro, período em que os dias têm maior duração nas regiões subtropicais, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, o que estimula o uso racional da energia elétrica. O Ministério de Minas e Energia estima, que neste verão, houve uma economia de R$ 7 bilhões. De acordo com a pasta, o adiantamento em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição em período de maior consumo.
Aqui no Amazonas, a mudança mais percebida pela população é na programação das Redes de televisão que estão ligadas em cadeia nacional de transmissão.Confira os Estados que devem atrasar o relógio em 1 hora.Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, além do Distrito Federal. 
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Uma noite no museu’: projeto possibilita visitação noturna e gratuita aos museus de Belém

O projeto recebe elogios em decorrência do horário, que facilita o acesso a pessoas que, por conta da jornada de trabalho, têm dificuldade em frequentar os espaços.

Leia também

Publicidade