Obras tecnológicas do Museu da Cidade transformam Paço da Liberdade

Em fase de execução, o projeto que transportará o histórico Paço da Liberdade, no Centro de Manaus, para a era tecnológica começa a ganhar forma, cor e tecnologia. O Museu da Cidade de Manaus abrigará a exposição permanente que contará, de forma lúdica e interativa, a história de Manaus e, ainda, acentuará com artigos regionais a identidade do povo manauara.

A inauguração da exposição acontecerá no dia 24 de outubro, das 9h às 16h, data em que se comemora o 349º aniversário da capital amazonense e será um presente da Prefeitura de Manaus para a população. A entrada é gratuita.

“É mais que um presente, é um legado. O Museu da Cidade representa um marco para gerações passadas e futuras que, além de valorizar a identidade do nosso povo, fomenta o turismo. Fico extremamente honrado em ser o prefeito que tornou esse projeto uma realidade”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto.

As salas do Museu da Cidade de Manaus já estão sendo preparadas para a exposição. Toda a mobília do projeto museográfico foi fabricada em São Paulo. Os materiais usados nos móveis são de madeira MDF, chamados verde ou ultra, e possuem resistência à água e fogo, a mesma usada em navios.

A inauguração da exposição acontecerá no dia 24 de outubro. Foto: Divulgação
Com mão de obra local e externa, a equipe responsável pela execução do projeto é formada, ainda, por cenotécnicos, marceneiros, pintores, equipe de multimídia, vídeo, áudio e iluminação, além de cenotécnicos de maquete e aderecistas, todos empenhados em entregar, no aniversário de Manaus, o Museu da Cidade de Manaus pronto para o uso.

A arquiteta Jeanine Menezes, criadora do projeto arquitetônico da exposição permanente do Museu da Cidade de Manaus, atua há 16 anos na área da arquitetura, criação e execução de projetos de museus e exposições. “Já tive a honra de participar da criação, execução e entrega de outros grandes museus, mas ressalto que cada um carrega consigo a sua particularidade, sua importância. Com o Museu de Manaus não seria diferente e é uma honra para mim poder participar de um projeto importante como esse, que mostrará a essa e às futuras gerações que todo o contexto dentro de um museu não está à toa ali, é história e merece ser contada, preservada”, ressaltou.

A exposição tem curadoria do designer e criador da Magnetoscópio, Marcelo Dantas, que há 45 anos vem desenvolvendo, junto com uma equipe multidisciplinar, uma história que envolve dedicação, coragem, estudo, ousadia, determinação, criatividade e vontade de aprender.

A Magnetoscópio é uma produtora cultural que atua no mercado nacional e internacional há mais de 20 anos, produzindo as exposições permanentes e temporárias, filmes e vídeos interativos. Dentre suas criações estão o Museu Del Caribe; Museu da Gente Sergipana; Museu das Minas e do Metal; Catavento Cultural; Museu das Telecomunicações e o Museu da Língua Portuguesa.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade