Musical ‘Urinal’ será apresentado em dezembro no Teatro Amazonas

Manaus receberá o primeiro musical da Broadway com uma equipe inteiramente amazonense. A primeira temporada do espetáculo ‘Urinal’ será apresentada para o público no dia 8 de dezembro, às 20h, no Teatro Amazonas. Em entrevista ao Portal Amazônia, o diretor Matheus Sabbá, responsável pelo projeto, falou sobre a importância de trazer novidades do cenário teatral para Manaus.

De acordo com o diretor Matheus Sabbá, o espetáculo ‘Urinal’ era um espetáculo off-brodway, mas que em 2012 conseguiu alcançar os famosos palcos da brodway, e ganhou três Tony Awards, conhecido como o Oscar dos espetáculos teatrais. “Em 2015, o ‘Urinal’ ganhou uma versão no Brasil, quando eu assisti fiquei apaixonado pela história, então decidi usar ele como fonte do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Comecei a planejar o espetáculo no final do ano passado”, contou.

Essa será a primeira vez que uma equipe de Manaus encenará um espetáculo da broadway. Para Sabbá, ter apenas amazonenses envolvidos no musical era essencial. “Escolhi fazer o ‘Urinal’ com atores da terra, a tradução é a mesma do Zé Henrique de Paulo, o responsável da primeira montagem do musical no Brasil, mas tirando isso toda a mão de obra é do Amazonas. A gente fez as audições, escolhemos o elenco e equipe técnica, agora estamos nos últimos ensaios”, disse. 

Foto: Divulgação

A história 

A peça se inicia com uma saudação de boas vindas do Policial, o narrador, assistido pela moradora de rua Garotinha. De acordo com o que o policial nos conta, uma seca de vinte anos causou uma terrível falta de água, fazendo com que banheiros particulares se tornassem impensáveis. Toda a atividade sanitária da população é realizada em banheiros públicos controlados por uma megacorporação chamada Companhia da Boa Urina. 

Para controlar o consumo de água, as pessoas devem pagar para usar essas dependências. Há leis severas garantindo que o povo pague para fazer xixi, e se elas forem quebradas, o culpado é enviado para uma suposta colônia penal chamada Urinal, de onde os criminosos jamais retornam.

A montagem do espetáculo busca mostrar toda essa história de opressão e mostrar que o xixi é só uma metáfora para muitas outras opressões da vida, bebendo de poéticas de encenadores como Brecht pretendemos praticar a montagem de um musical de forma analítica e verdadeira. 

Crescimento 

Na opinião do diretor, o Amazonas ainda está muito atrasado quando se trata de teatro musical. “Apesar de termos um dos maiores festivais de Ópera do Brasil, o Estado ainda precisa de mais iniciativas para fomentar o teatro musical. E falta de pessoas talentosas não é, afinal, temos profissionais qualificados em musicais na capital. A gente só precisa fazer o setor crescer. Não podemos deixar a produção musical ficar apenas nos eixos São Paulo e rio de Janeiro”, afirmou Sabbá. 
O diretor planeja fazer uma temporada completa do espetáculo e garante que a primeira apresentação será totalmente grátis. “Quero que os amazonenses tenham contato com o teatro musical, então a estreia de ‘Urinal’ será gratuita. Vamos planejar uma temporada para 2018, mas precisamos saber a programação do Teatro Amazonas, afinal existem outros eventos agendados”, revelou. 
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Xote, carimbó e lundu: ritmos regionais mantém força por meio de instituto no Pará

Iniciativa começou a partir da necessidade de trabalhar com os ritmos populares regionais, como o xote bragantino, retumbão, lundu e outros.

Leia também

Publicidade