Durante a Semana, serão realizadas em Museus da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC) atividades como: palestras, rodas de conversa, exposição, instalação, apresentações artísticas, visitações e contação de histórias. “Todos os anos participamos deste evento e, para esta edição, nos concentramos em rodas de conversa com diferentes grupos sociais, além da programação voltada para o tema ‘Museus Hiperconectados’, com novas abordagens e a captação de um novo público. O que já acontece não só nos museus da SEC, mas também em todos os nossos equipamentos culturais”, salienta a diretora de Museus da SEC, Cléia Viana.
A diretora também destaca que a concepção de museu foi mudada e que hoje ele não é apenas um lugar onde são “guardados objetos antigos”. “Os museus são identidades vivas e ativas, e também são prioritariamente geradores de informação. Eles se comunicam com a sociedade, porque dentro deles ficam guardadas parte da história e da identidade de um determinado espaço social”, afirma.
Palacete Provincial
O Palacete Provincial, que abriga cinco museus de diferentes linguagens: Museu de Arqueologia, Museu da Imagem e do Som (Misam), Museu de Numismática do Amazonas, Museu Tiradentes e a Pinacoteca do Estado, receberá no dia 14 de maio, a palestra “O olhar dos freis capuchinhos sobre a cultura dos índios Tikuna do Alto Solimões”, que será mediada pela diretora do Teatro Amazonas, Jessilda Furtado, às 9h.
No mesmo dia, acontece a apresentação do vídeo instalação de Keila Serruya, intitulado “Afronta – Preta Rei”, e também estará aberta para visitação, das 9h às 14h, a exposição “Acervo Digital”, que traz vídeos sobre digitalização de moedas, cédulas, fotos e documentos.
No dia 15 de maio, haverá a roda de conversa “Coletivo Manas”, no auditório Multiuso Cel. Pedro Henrique, das 9h às 10h. Já no dia 16, a programação continua com a mesa redonda “Negritude e Religiosidade”, às 9h, e a apresentação “Mulheres em movimento”, às 10h.
“Identidade: patrimônio material e imaterial” é o tema da mesa redonda, que acontecerá no dia 17, e terá como convidados Kaká Bonates, Jamily, Mestre Castro e Otto Franco.
As mulheres são o destaque da programação do dia 18, a partir das 9h, com a mesa redonda “Feminismo Plural”, e a apresentação do “Rap feminino com mulheres in rima”, e no sábado (19), haverá a mesa de jogos RPG, às 9h, e também a apresentação do Malungu Dudu, Grupo Matumbé e Tambor de Crioula, às 10h.
Encerrando a programação no dia 20 de maio, ocorrerá a roda de conversa com as Crioulas do Quilombo de São Benedito, às 10h, e logo após, a banda Papo de Preto fará um show com um repertório de samba e soul, onde mostra sua visão da contribuição negra na cultura e na música.
Museu Casa Eduardo Ribeiro
O artista plástico e professor Otoni Mesquita promoverá, no Museu Casa Eduardo Ribeiro, o tour “Eduardo – o artífice da cidade”, a partir das 9h, na terça-feira (15).
Museu do Homem do Norte
A Biblioteca Volante Vinícius Câmara, que tem acervo de 600 unidades de livros infantis, infantojuvenis e juvenis, com diversos gêneros literários, estará de 14 a 18 de maio no hall do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, das 8h30 às 12h.
E nos dias 14, 16 e 18 a Associação das Mulheres Indígenas Sateré Mawé realizará demonstrações de confecção e comercialização de alguns artefatos indígenas, no horário das 8h às 16h.
Para encerrar a programação do Museu do Homem do Norte, no dia 18 de maio ocorrerá a roda de conversa “A presença negra no estado do Amazonas”, às 9h, com convidado Luiz Fernando Costa.
Serviço: 16ª edição da Semana Nacional de Museus
Data: 14 a 20 de maio
Local: Palacete Provincial, Praça Heliodoro Balbi, Centro; Museu Casa Eduardo Ribeiro, Rua José Clemente, 322 – Centro Histórico de Manaus; Museu do Homem do Norte, dentro do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Av. Silves, nº 2.222, (antiga Bola da Suframa), Distrito Industrial I
Acesso: Gratuito