Macapá celebra Dia do Artesão com programação especial

Com o tema ‘Mãos do nosso povo. Artesanato do nosso Amapá’, acontece no domingo (19) uma programação especial para comemorar o Dia Estadual do Artesão. O evento será das 17h às 22h, na Avenida Mário Cruz, Centro, ao lado do Teatro das Bacabeiras, organizado pela a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).

O público presente terá a oportunidade de comprar produtos feitos à base de sementes, madeira, cipós, fibras, cerâmica, manualidades, entre outros na Feira de Artesanato. São 30 artesãos que vão expor e comercializar em barracas cedidas pela Secretaria do Trabalho.

Foto: Divulgação
A entrega da Carteira Nacional do Artesão é outra novidade na programação. O documento identifica que o profissional é cadastrado no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), ligado à Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE). Para simbolizar a data, um bolo será servido aos artesãos e convidados. Haverá, ainda, shows culturais e sorteio de brindes aos artesãos. Um palco será montado para apresentação dos artistas.

“É um momento não só de confraternizar, mas sim de refletir e buscar mecanismos para impulsionar a atividade em nível regional e nacional. O artesanato produzido aqui é um dos mais ricos em termos de qualidade, diversidade e acabamento”, pontuou a secretária de Trabalho e Empreendedorismo, Luciana Araújo.

No Dia do Artesão, 19 de Março, é também comemorado o Dia de São José, padroeiro da Diocese de Macapá. Desde 2002, a data é feriado estadual. Os artesãos do Amapá também são homenageados anualmente com o Dia Estadual do Artesão, data instituída através do Projeto de Lei 44/15, aprovado pela Assembleia Legislativa.

Reforma e Anexo

A boa notícia para os artesãos é o andamento da reforma e revitalização da Casa do Artesão. A obra iniciou em janeiro deste ano e deverá ser concluída ainda neste primeiro semestre de 2017. Estão sendo executados serviços de substituição do telhado por aço galvanizado com revestimento térmico e antiacústico, troca da estrutura elétrica e hidráulica e pintura, nesta primeira etapa. A reforma está orçada em R$ 480 mil, com recursos diretos do Governo do Estado.

Com as obras em execução, a Casa do Artesão está funcionando temporariamente no Monumento Marco Zero do Equador, na Zona Sul de Macapá. Os produtos dos artesãos locais também podem ser comprados no anexo instalado no Museu Sacaca.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Instituto Chico Mendes e Ibama iniciam prevenção de incêndios em Roraima

Parceria entre os dois órgãos foca em áreas protegidas na Amazônia, como unidades de conservação federais e Terras Indígenas.

Leia também

Publicidade