Inscrições abertas para primeira edição do Festival de circo ‘Lona Aberta’

Vagas são direcionadas à artistas circenses de todo o Brasil; a proposta é movimentar a cena circense no Amazonas.

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Festival de circo “Lona Aberta”, que vai acontecer entre os dias 10 e 14 de março, com a proposta de movimentar a cena circense no Amazonas. Podem participar artistas de todo o Brasil, maiores de 18 anos, com números de cinco a 20 minutos, nas diversas modalidades e temáticas.
Circo di SóLadies – Foto: Danilo Ferrara

O projeto, realizado pela Cacompanhia de Artes Cênicas, foi contemplado pela Lei Aldir Blanc. Para participar, basta acessar www.cacompanhia.com, ler o regulamento e preencher um formulário de cadastro, com informações sobre o número que deseja apresentar, portfólio, breve currículo, fotos e link para o vídeo na íntegra, ficha técnica e uma descrição da proposta para análise da curadoria. O resultado, com 15 números selecionados, vai ser divulgado no dia 22 de janeiro.

De acordo com Jean Palladino, idealizador do “Lona Aberta”, o festival vai colocar em evidência o trabalho de artistas circenses nos últimos anos. “Queremos difundir o circo, colaborar com a visibilidade que essa arte vem ganhando e tornar o festival um evento anual, para o Amazonas estar no corredor de festivais de circo no País e que os artistas daqui possam escoar a produção, além do intercâmbio com profissionais de todo o Brasil”, comenta o organizador. 

Cia Fundo Mundo – Foto: Divulgação

‘Lona Aberta’ 

Palladino conta que a inspiração para o ‘Lona Aberta’ surgiu em 2017, quando a Cacompanhia participou do Festival de Circo de Taquaruçu, realizado em Tocantins, pela Cia. “Os Kaco”.

“Lá, conhecemos muitos artistas e organizadores de encontros e festivais do País. Foi uma experiência crucial para que a companhia começasse a desenhar o ‘Lona Aberta’, vimos a estrutura necessária, quais as especificidades e formatos mais interessantes, assim como conversar com outros artistas que vivem circulando com seus números por diversos festivais”, lembra Palladino.

Em sua primeira edição, o “Lona Aberta” conta com a parceria do Instituto Sol, que oferece apoio a projetos educacionais, sociais, de incentivo à arte, cultura e esporte.

Entre as atrações confirmadas estão o palhaço Tomate, de Buenos Aires, Argentina; a companhia Nós no Bambu, de Brasília; a cineasta e palhaça Mariana Gabriel, neta da primeira palhaça negra do Brasil; a Cia. Fundo Mundo, formada exclusivamente por pessoas transgêneras, travestis e não-binárias; o Circo di SóLadies, formado por palhaças que pesquisam a linguagem cômica na cena teatral; e a artista Jayne Kira, que realiza um trabalho com tecido acrobático em Manaus.

O projeto conta ainda com coordenação geral de Jean Palladino, coordenação pedagógica de Francine Marie, coordenação executiva de Taciano Soares, produção de Ana Oliveira, coordenação técnica de Carol Calderaro e produção executiva de Kelly Vanessa. 

Sobre a Cacompanhia 

A Cacompanhia de Artes Cênicas se dedica à pesquisa e produção de espetáculos de circo-teatro em Manaus. Com 3 anos de atividades, tem cinco espetáculos em repertório, participação em importantes festivais e mostras de teatro e circo no Brasil, como Festival Palco Giratório, em Porto Velho/RO, 3º Festival Nacional de Teatro de Passos, Mostra Sesc Cariri de Culturas e 15º Feverestival.

A companhia também já foi contemplada em editais municipais de intercâmbio e circulação. Atualmente tem sua pesquisa voltada à comicidade negra a partir de saberes da cultura popular brasileira e suas raízes negras e indígenas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade