História da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré ganha exposição em Porto Velho

Foto:Reprodução/Rede Amazônica

Uma exposição aberta ao público na Casa de Cultura Ivan Marcos, em Porto Velho, conta, por meio de pinturas, a história do surgimento da capital de Rondônia. A mostra “Trilhos do Tempo” apresenta quadros que contam a história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que de origem à cidade.

O artista plástico Amaury Dantas pintou os quadros com imagens do fotógrafo oficial da construtura, Dana Merril, disponibilizadas pelo escritor do livro “A Ferrovia do Diabo”, Manuel Rodrigues Ferreira.
“Durou 4 anos, pois quando tive o contato com as imagens vi que elas eram em preto e branco e tive que fazer o trabalho de pesquisa para saber quais as cores usavam na época”, diz Amaury. De acordo com o artista, na época tiveram vários povos aqui no estado, como asiáticos, barbadianos e povo Hindu como poderá se ver em um dos quadros.
Os quadros levam a história passo a passo que vão desde o primeiro contato que os construtores da ferrovia tiveram com o povo da Vila Teotônio.
Com entrada gratuita, os quadros além de dar asas a imaginação, também fortalece o conhecimento histórico.

Foto:Reprodução/Rede Amazônica
Foto:Reprodução/Rede Amazônica
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Portal Amazônia responde: o que são os ecótonos?

No Brasil, os ecótonos desempenham um papel vital na conservação da biodiversidade e nos processos ecológicos em larga escala.

Leia também

Publicidade